quinta-feira, 9 de julho de 2015


Pinacoteca no Paço Municipal recebe doação de obra de arte

 

 

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA











  



Tela foi doada pelo diplomata Fernando Cacciatore de Garcia


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA














 Obra, de 1899, integrará acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli

A obra As lavadeiras da Praia do Riacho, do pintor alemão Otto Dinger, passa a integrar a partir de hoje a pinacoteca do Paço Municipal. O prefeito José Fortunati recebeu, nesta quarta-feira, 8, a doação do historiador e diplomata aposentado (ministro) Fernando Cacciatore de Garcia em cerimônia que ocorreu nas dependências da Pinacoteca Aldo Locatelli.
A obra, de 1899, pertencia ao acervo do diplomata.  “Obras como essa, hoje em dia, estão cada vez mais difíceis de serem encontradas. As doações devem ser incentivadas. As pessoas têm em suas casas patrimônios, mas o melhor abrigo são as pinacotecas e os museus da cidade”, disse Cacciatore de Garcia. 
Fortunati falou do valor cultural da doação para a cidade. “É uma doação para a cidade de Porto Alegre, para quem visita a nossa pinacoteca, que é um espaço público, plural e democrático”, ressaltou.
De acordo com o prefeito, a doação de obras de arte de pessoas físicas é natural em outros países, mas ainda é muito rara no Brasil. “Por isso, fizemos questão de formalizar esse ato, que aparentemente é singelo, mas é repleto de generosidade e grandeza. Que esse gesto possa ser repetido por mais vezes”, sublinhou. 
  
Em maio, a Pinacoteca também recebeu do ministro treze desenhos do Maristany de Trias e uma pintura do Vicente Cervásioi. Fernando Cacciatore conta que conheceu a pintura em Berlim. As lavadeira da Praia do Riacho foi uma das obras que integrou a mostra Paisagens de Porto Alegre - Coleção Fernando Cacciatore de Garcia, em cartaz de março a abril de 2015 na Pinacoteca Ruben Berta.
  
Também participaram do evento, o secretário-adjunto da Cultura, Vinicius Cáurio, a coordenadora de artes plásticas da Secretaria Municpal da Cultura (SMC), Annete Abarno, o diretor do acervo artístico da SMC, Flávio Kraftik e o coordenador da memória cultural e presidente da Comissão Técnica Permanente de Avaliação das Obras de Arte e Monumentos de Porto Alegre, Luis Antonio Custodio.
  
Sobre o autor - Otto Dinger (Dusseldorf, 1860 - Berlim, 1928). Filho do gravador Fritz Dinger de Dusseldorf. Foi aluno de seu pai na Academia de Dusseldorf entre 1878 e 1883. Em 1885 mudou-se para os Estados Unidos, onde viveu por quatro anos em Milwaukee, Wisconsin, onde, junto com alguns colegas de Dusseldorf, participou ativamente do panorama artístico da região. Em 1889 retornou à Alemanha e se estabeleceu em Berliim, onde se tornou discípulo do gravador Karl Koepping. Nos anos 1890, Dinger viajou ao Brasil e em 1899 teve obras exibidas em uma exposição individual em Porto Alegre. Não se sabe exatamente quando o artista retornou à Alemanha. No entanto, de 1891 até sua morte em 1928, seus trabalhos aparecem em várias exposições naquele país.


Texto de: Bibiana Barros
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.






Nenhum comentário:

Postar um comentário