quinta-feira, 19 de março de 2015


Porto Alegre de João Faria Viana em exposição


Foto: Reprodução F.Zago/ StudioZ/Divulgação PMPA
Mostra estará aberta ao público a partir deste domingo, 22, no Paço
Mostra estará aberta ao público a partir deste domingo, 22, no Paço

Um conjunto de xilogravuras, lançadas em formato de álbum em 1966 – e doadas recentemente pelo jornalista Luiz Carlos Lisboa para a Pinacoteca Aldo Locatelli –, integram a exposição que estará aberta para o público a partir deste domingo, 22, dentro da programação da Semana de Porto Alegre . A Porto Alegre plasmada na obra de João Faria Viana (1905-1975) está fora do seu tempo.

Longe de ser contemporânea à época em que o autor produziu a obra, a cidade que emerge é ancorada no século XIX. Por este motivo aparece fracionada, iluminada com foco em edificações e paisagens isoladas, algumas ruínas e outras nada além de imagens que não deixaram vestígios. Trata-se, enfim, de uma visão nostálgica da cidade colonial. Assim é este artista, mais do que alguém que viveu da expressão plástica, um memorialista que gravou monumentos perdidos, buscando a fiel representação de uma arquitetura sob o risco do esquecimento.

Talvez por este motivo, quando Faria Viana escreve sobre as suas gravuras também se utilize de uma linguagem descontextualizada para 1966, ano em que foi produzido o álbum exposto. O vocabulário em desuso e o tom laudatório lembram os cronistas do século XIX, tal como as xilogravuras expostas, tão afinadas ao gosto acadêmico e fruto da representação exata da cidade antiga.

João Faria Viana é um nome enraizado na história de Porto Alegre. Fez sua formação no Instituto de Artes, orientado por mestres tais como Francis Pelichek e Libindo Ferrás. Desde jovem participou com êxito em incontáveis mostras e salões por todo o Brasil, marcando decisivamente sua trajetória, em 1938, como um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, a “Chico Lisboa”.

Exposição
A Porto Alegre de João Faria Viana
Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: 22 de março de 2015, domingo, das 10h às 13h; e
de 23 de março a 24 de abril, segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735

Semana de Porto Alegre | 243 anos
Acesse a programação: www.portoalegre.rs.gov.br/semanapoa
 



/artes_plasticas /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário