segunda-feira, 16 de março de 2015


Clássicos na Pinacoteca apresenta quinteto de metais

 

Foto: Cristânia Kramatschek / Divulgação PMPA
Programa inclui obras de compositores de diferentes épocas e gêneros
Programa inclui obras de compositores de diferentes épocas e gêneros

O Quinteto Porto Alegre será a atração de março na série Clássicos na Pinacoteca. O recital gratuito está marcado para esta quarta-feira, 18, às 18h30, na Pinacoteca Ruben Berta. O programa (mais detalhes abaixo) inclui obras para instrumentos de sopro assinadas por compositores de diferentes épocas e gêneros, da Renascença - representada pelo alemão Samuel Scheidt - ao século XX - com temas do britânico Malcolm Arnold, autor também de trilhas sonoras para filmes como A Ponte do Rio Kwai (1957) e Glória sem Mácula (1960).
Formado em 2013, o Quinteto Porto Alegre reúne os músicos Elieser Fernandes Ribeiro (trompete), Tiago Linck (trompete), Israel Oliveira (trompa), José Milton Vieira (trombone) e Wilthon Matos (tuba). Nascidos em diferentes regiões do país, os cinco são integrantes da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Todos já conquistaram prêmios para solistas em território nacional e internacional, além de terem atuado em orquestras como a Filarmônica de Israel, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, a Orquestra Jovem das Américas e a Sinfônica de la Juventud Venezolana Simón Bolivar. O grupo participou das edições mais recentes do Festival Internacional Sesc de Música (Pelotas) como residente, realizando concertos, recitais e apresentações de caráter sócio-pedagógico.
O projeto Clássicos na Pinacoteca é uma realização da Secretaria da Cultura. A Pinacoteca Ruben Berta está instalada em um casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta.

Programa
Manoel Alves - Dobrado Batista de Melo
Samuel Scheidt (1587-1654) - Canzona Bergamasca
Malcolm Arnold (1921-2006) - Brass Quintet Nº 1, Op. 73
Victor Ewald (1860-1935) - Brass Quintet Nº 1 in B flat, Op. 5
Agende-se
Clássicos na Pinacoteca
Quinteto Porto Alegre
18 de março, quarta-feira, a partir das 18h30
Entrada franca
Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre)
Informações: (51)  3289-8119, 3224-6740 ou acervo@smc.prefpoa.com.br


 
/musica
Texto de: Luis Bissigo
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário