sexta-feira, 20 de março de 2015

PAISAGENS DE PORTO ALEGRE Coleção Fernando Cacciatore de Garcia





Otto Dinger – As lavadeiras na Praia do Riacho – 1899 - óleo sobre tela 
 Coleção Fernando Cacciatore de Garcia




PAISAGENS DE PORTO ALEGRE
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia

A Pinacoteca Ruben Berta abrirá no dia 24 de março uma exposição cuja temática principal é a cidade de Porto Alegre. A mostra reúne pinturas, desenhos, impressões e cartões postais pertencentes ao acervo do Ministro Fernando Cacciatore de Garcia (biografia abaixo) abarcando o período que se estende de 1842 a 1953. Em todas as peças transparece, além dos diferentes cenários da capital dos gaúchos, o universo do trabalho, relevando, neste sentido, a preocupação social na arte, tomada por Cacciatore como fio condutor para a coleção que reuniu ao longo de muitas décadas ao percorrer leilões, galerias e antiquários, tanto em Porto Alegre como em outras cidades brasileiras e estrangeiras.
Esta mostra se configura como uma oportunidade de aproximar coleções privadas do público, levando este último a refletir e, mesmo interagir de forma mais apaixonada, com o olhar do colecionador para as obras de arte e as razões de seu critério para formar um acervo de notável qualidade. As obras apresentadas exprimem uma coerência atávica, sendo em sua maioria expressões da tradição acadêmica, mas mais do que tudo, portadoras de um gesto de afeto do colecionador para com a sua cidade. Elas são ainda importantes como testemunho histórico, enquanto documento de uma cidade que praticamente não mais existe, e revelam a atitude do Ministro Cacciatore ao se deixar sensibilizar pelo estudo e pelo conhecimento sobre Porto Alegre que sua coleção permite descobrir.


Fernando Cacciatore de Garcia nasceu em Porto Alegre em 1944. Em 1953, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Formou-se na PUC do Rio em Sociologia e, no Instituto Rio Branco, como Terceiro Secretário da carreira diplomática. Em 1970, foi dos primeiros diplomatas a serem transferidos para Brasília. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Bancoque, Bonn, Nova Délhi, Caracas, Berlim e nos Consulados-Gerais em Buenos Aires e Munique. Em 2005, foi transferido de Berlim para o escritório do Itamaraty em Porto Alegre, que chefiou por pouco mais de um ano. Em 2007, aposentou-se voluntariamente, como Ministro, e decidiu radicar-se em sua cidade natal. Dedica-se agora a inúmeras atividades culturais: tradução, poesia, história e arte.




PAISAGENS DE PORTO ALEGRE
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia
Pinacoteca Ruben Berta
abertura: 24 mar de 2015, terça-feira, das 19h às 21h
visitação: 25 mar a 24 abr, segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
contato: (51) 3289-8292 ou acervo@smc.prefpoa.com.br


 relação de artistas


Angelo Guido
Edgard Oehlmayer
Francisco Bellanca
Giuseppe Perissinoto
João Fahrion
Libindo Ferrás
Luiz Maristany de Trias

Oscar Boeira
Oscar Crusius
Otto Dinger
Pedro Weingärtner
Petrucci
Plínio Bernhardt
S. Egly
Vicente Cervásio
 

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário