segunda-feira, 31 de agosto de 2015


Espaços reúnem obras de arte em Porto Alegre; saiba mais



Mistura com Rodaika visita tesouro cultural guardado no Paço Municipal da capital neste sábado (29) 



     
     Obras que o Mistura com Rodaika conhece são raras (Foto: Reprodução/RBS TV)


O Mistura com Rodaika faz um mergulho na história de Porto Alegre. Neste sábado (29), o programa será ancorado do Porão do Paço Municipal, no centro da cidade. Com obras de arte que fazem uma viagem pela História, o lugar é um tesouro cultural guardado a sete chaves que o programa irá desvendar.
Por lá, existe um depósito valioso com obras de dois lugares incríveis da capital: a Pinacoteca Aldo Locatelli e a Pinacoteca Ruben Berta. Conheça um pouco mais sobre esses lugares e não deixe de ver tudo de perto: o Paço está aberto para visitação!


 Pinacoteca Aldo Locatelli também recebe exposições de diferentes artistas da atualidade (Foto: Divulgação/Fotografias para imaginar)


Pinacoteca Aldo Locatelli: Já pensou em ver de perto obras de arte dos séculos 18, 19 e 20? A coleção da pinacoteca Aldo Locatelli reúne acervos históricos da vida política e artística do Rio Grande do Sul. A origem da coleção foi formada pela Câmara Municipal de Porto Alegre, desde o final do século 18.
O arquivo tinha bustos e retratos de heróis militares, da família real e de presidentes da câmara, e com o tempo foram acrescentadas novas peças com o mesmo propósito de resgate histórico. Mas foi só na década de 1970 que se iniciaram exposições com o material, em diferentes lugares na cidade. E segue até hoje, como você confere abaixo:


SERVIÇO
Pinacoteca Aldo Locatelli:
Segunda a sexta
Das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Entrada franca
 


Pinacoteca Ruben Berta reúne grande acervo artístico (Foto: Divulgação/Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta)


Pinacoteca Ruben Berta: Peças de mestres do relevo nacional e criações estrangeiras que flertam com diferentes movimentos artísticos. Foi assim que surgiu a pinacoteca Ruben Berta. O grande responsável pelo acervo foi o empresário, jornalista e político Assis Chateaubriand.
O início das instalações se deu nos estúdios da Rádio Farroupilha e da TV Piratini no final dos anos 1960, em Porto Alegre. Depois, o material passou pelo Museu de Artes do Rio Grande do Sul e pelo Paço municipal, até se mudar para o endereço onde se encontra hoje em dia:


SERVIÇO
Pinacoteca Ruben Berta:
segunda a sexta
Das 10h às 18h
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Entrada franca








Nenhum comentário:

Postar um comentário