quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Aquarelas de Lutzenberger na Pinacoteca Ruben Berta




José Lutzenberger, "Carnaval", 1947, aquarela, MARGS.



Aquarelas de Lutzenberger na Pinacoteca Ruben Berta

           
No dia 2 de dezembro, próxima sexta-feira, vai completar três anos da transferência da Pinacoteca Ruben Berta para o belo casarão do século XIX restaurado especialmente para abrigar o museu. Esta ocasião é ideal para abrir a exposição “A Voz das Cores – aquarelas de José Lutzenberger” com um conjunto de obras pertencentes ao acervo da FUNDACRED, do MARGS e da própria família do artista. Este talentoso alemão que chegou em 1920 em Porto Alegre para atuar como arquiteto, além de legar edificações que marcaram definitivamente o cenário urbano, também se dedicou com desenvoltura ao desenho e à pintura.
 Observador arguto de seu tempo Lutzenberger descreveu a aventura humana em imagens do cotidiano. Foi um artista dos detalhes. A luz que emerge de suas cores sensibiliza a ponto de vermos vivos os pequenos dramas do dia-a-dia de seus personagens. Esse arrepio à flor da pele que a visão de sua obra provoca, faz do arquiteto, que nunca se considerou um pintor profissional, de fato, um criador magistral.
O casarão da Rua Duque de Caxias que agora abriga a Pinacoteca Ruben Berta é também exemplar de uma arquitetura que marcou seu tempo, motivo suficiente para apresentar nesta exposição, além de aquarelas, também esculturas em madeira e desenhos arquitetônicos de José Lutzemberger. Oportunidade rara de ver que artista e o arquiteto de ofício tinham em comum a precisão do desenho, o uso meticuloso das cores e mesmo, sem a expressão eloquente das palavras faladas, pode-se afirmar, que seus trabalhos num silêncio sonoro, apresentam a poesia cativante dos pequenos detalhes.
        

A VOZ DAS CORES – aquarelas de José Lutzenberger
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
abertura: 2 de dezembro, sexta-feira, 18h 
visitação: de 5 dez 2016 a 24 fev 2017 | seg a sex, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289 8292
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário