quarta-feira, 6 de julho de 2016

MARE NOSTRUM - A arte das marinhas na Pinacoteca Ruben Berta




JERONIMUS VAN DIEST - "The Rejalma" - 1673 - óleo sobre tela 
Acervo PINACOTECA RUBEN BERTA 
Foto: F.Zago/StudioZ




A arte das marinhas na Pinacoteca Ruben Berta



            Embora a prática de fixar imagens do mar e outros cursos d’água em pedras, cerâmicas, telas e outros suportes, seja conhecida desde a Antiguidade, foi há quatro séculos em que se estabeleceram os cânones das marinhas como gênero artístico. A cena marítima, ou simplesmente marinha, se destaca marcadamente na pintura na Holanda do século XVII, quando alguns artistas desenvolvem-na com tal excelência que suas obras são consideradas até hoje documentos históricos da expansão naval daquele país. Assim pode ser compreendido o óleo sobre tela intitulado “The Rejalma”, pintado por Jeronimus Van Diest em 1673, pertencente ao acervo da Pinacoteca Ruben Berta.
            A partir desta “tela-conceito” a exposição MARE NOSTRUM busca estabelecer um diálogo, com outras 32 obras do acervo da Prefeitura de Porto Alegre, que representam marinhas datadas de fins do século XIX aos inícios do século XX, mostrando diversas facetas do tradicional gênero. Assim, uma grande mudança pode ser percebida em obras que espelham o espírito romântico que no século XIX enfeitiçava o mundo ocidental. Partidários do espírito daquele tempo, diversos artistas passaram a buscar a dramaticidade no turbilhão da natureza e na força dos seus movimentos indômitos e sublimes. Mais adiante as marinhas readquirem uma posição de relevo na criação de pinturas produzidas sob o impacto do Impressionismo que trouxe novos experimentos técnicos sobre os efeitos da luz e da diversidade de cores. Os desdobramentos desta abordagem - que às vezes resulta em pinceladas violentas e outras em quase abstração - perpassam diversas obras criadas no século XX.
            A exposição MARE NOSTRUM, não deriva de uma conceituação rígida de marinhas. De modo que contempla quadros que nem sempre trazem o mar como personagem único ou principal. Divide, por vezes, o campo da tela com montanhas, praias e com o próprio homem. Para além das representações do mar, estão incluídas também paisagens de lagos, rios e riachos. Porém, inquestionavelmente, as águas são a referência mágica que determinam a composição, conferindo o tom predominante. MARE NOSTRUM pretende ainda ser um balão de ensaio. Durante a mostra serão convidados artistas para realizar suas releituras pessoais de “The Rejalma”. A produção resultante será apresentada no próximo ano, e com este gesto pretende-se contribuir no desafio de atualizar a marinha como gênero artístico para a sensibilidade e as técnicas contemporâneas.




MARE NOSTRUM – “The Rejalma” e a arte das marinhas
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias, 973
Centro Histórico - Porto Alegre – Rio Grande do Sul
de 8 de julho a 12 ago 2016 | seg a sex, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / [55] (51) 3289-8292


artistas cujas obras integram a exposição:
JERONIMUS VAN DIEST

AMAURY ANTÔNIO BARREIROS
LEOPOLDO GOTUZZO
ANA ISABEL LOVATTO
LIBINDO FERRÁS
ANGELO GUIDO
LORENZO W. ZALAS
BENEDITO CALIXTO
LUIZ MARISTANY DE TRIAS
CHANG DAÍ CHIEN
OTAVIANO FURTADO
HELIOS SEELINGER
OTTO DINGER
ILDEU MOREIRA
PEDRO WEINGÄRTNER
J. BARONI CORREA
P. COSTA
JOÃO MADALONI BERTONI
REGINA SILVEIRA
JOÃO BATISTA DA COSTA
RENATO HEUSER
JORGE COSTA PINTO
SOBRAGIL GOMES CAROLO
JORGE PAEZ VILARÓ
VICENTE CERVASIO
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário