quinta-feira, 17 de março de 2016

Um diálogo de séculos: Porto Alegre, Grécia e Roma antigas






Baco menino romano, datado do séc. I a .C. ao séc. I d.C. Mármore, 60 cm. 
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia
Foto F.Zago/StudioZ

 
Vasco Prado, torso masculino de bronze, “Guerreiro da Antigüidade”, 1970; altura 21,0 cm. 
Coleção Fernando Cacciatore de Garcia
Foto F.Zago/StudioZ 


 Hídria da Ática, com figuras negras sobre fundo branco, representando dois guerreiros em combate, final do séc. VI a.C. Cerâmica, 18 cm.  Coleção Fernando Cacciatore de Garcia.
 Foto F.Zago/StudioZ



Um diálogo de séculos: Porto Alegre, Grécia e Roma antigas
A Pinacoteca Ruben Berta apresenta de 23 de março a 29 de abril de 2016 a exposição “Um diálogo de séculos: Porto Alegre, Grécia e Roma antigas”. A exibição, que é parte das comemorações do aniversário da cidade, oportuniza, pela primeira vez, a visitação pública à coleção greco-romana do diplomata Fernando Cacciatore de Garcia. São peças que contemplam o amplo período que se estende do século VI a.C. ao século V d.C. e que representam rituais e práticas sociais que estão na origem da democracia, da filosofia, da especulação científica e ainda do teatro, e do próprio carnaval. Natural de Porto Alegre, o colecionador focou no tema Dionísio-Baco, divindade grega ligada à cultura do vinho. O fato de ser gaúcho influenciou decisivamente tal escolha: “Esta coleção foi reunida tendo em vista o Rio Grande do Sul, seja pela importância do vinho em sua economia e cultura, pois inclui as vasilhas usadas para a apreciação dessa bebida na Antiguidade”. Mas... e Porto Alegre? A capital gaúcha é justamente o outro lado da margem separada por mais de 2.500 anos de história. A ponte que torna o passado greco-romano contemporâneo são justamente as raízes clássicas de artistas do porte de Vasco Prado e Xico Stockinger, também da coleção do diplomata, que imprimiram nas obras selecionadas um diálogo de séculos.

Exposição Um Diálogo de Séculos: Porto Alegre, Grécia e Roma antigas
abertura: 23 de março de 2016, quarta-feira, às 19h
visitação: 23 de março a 29 de abril, seg à sex, das 10h às 18h
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973 acervo@smc.prefpoa.com.br 
(51) 3289-8292


Lançamento do livro “Arquitetura Neoclássica em Porto Alegre”
“A Arquitetura Neoclássica em Porto Alegre, uma revisão histórica e crítica” é fruto da profícua pesquisa empreendida por Fernando Cacciatore de Garcia que nos apresenta um ponto de vista original e uma nova classificação para as edificações de estilo neoclássico que caracterizam a paisagem de Porto Alegre. Esta proposta valida um instigante esforço intelectual em busca da compreensão das características da arquitetura por meio de um conceito construído a partir da realidade local em contraposição ao que o autor chama de olhar “SP-Riocêntrico”. O livro, apesar do tema complexo, apresenta linguagem acessível e edição de imagens impecável que ilumina uma Porto Alegre pouco percebida pelos passantes apressados. O lançamento será dia 23 de março, durante a abertura da exposição “Um diálogo de séculos” na Pinacoteca Ruben Berta.


Livro Arquitetura Neoclássica em Porto Alegre uma revisão histórica e crítica
autor: Fernando Cacciatorre de Garcia
editora: Buenas Idéias – 144 páginas / preço no dia do lançamento: R$ 50,00










Nenhum comentário:

Postar um comentário