quarta-feira, 9 de setembro de 2015

QUANDO O LONGE É PERTO





Augusto Luiz de Freitas - "Da cidade antiga" - óleo sobre madeira - 1917
Acervo Pinacoteca Aldo Locatelli
Foto: Leopoldo Plentz




Nova exposição no Paço Municipal


            QUANDO O LONGE É PERTO - o fascínio pela paisagem é a nova exposição aberta a partir do dia 09 de setembro no Paço dos Açorianos. As 29 pinturas que a integram, trazem a paisagem como tema comum, além do fato de terem sido produzidas entre 1899-1948. Os artistas representados na mostra, brasileiros e estrangeiros, em sua maioria, estavam imbuídos da tradição acadêmica e tinham como objetivo a representação - a mais fiel - da realidade visível, embora alguns já demonstrassem uma preocupação em explorar os efeitos da luz em pinturas executadas ao ar livre, sem perder o momento certo da incidência solar e por isso mesmo deixando explícitas sobre as telas as suas rápidas pinceladas.
            As obras foram selecionadas na reserva técnica (área de armazenamento) da Pinacoteca Aldo Locatelli. A antiga “Pinacoteca Municipal”, que foi criada e ampliada a partir do século XIX, guarda os testemunhos dos gostos estéticos dominantes na cidade em diferentes momentos históricos. Conta com mais de 1.300 obras tombadas, muitas das quais em exposição permanente no Paço, outras tantas trazidas a público em mostras temporárias, em sistema de rodízio. Assim, o visitante que acorrer ao Paço dos Açorianos, também conhecido popularmente como a “Prefeitura Velha”, terá uma tripla experiência: apreciar obras de alto valor artístico, vislumbrar o interior de um prédio de notável arquitetura e que também é um centenário local da gestão político-administrativa da cidade de Porto Alegre.


acompanhe
facebook: Pinacotecas Aldo Locatelli Ruben Berta.
http://pinacotecasaldolocatellierubenberta.blogspot.com.br/


QUANDO O LONGE É PERTO - o fascínio pela paisagem entre 1899-1948 Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
visitação: 09 set a 23 out 2015, seg a sex, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-3735




artistas
AFFONSO SILVA
HELIOS SEELINGER
OTAVIANO FURTADO
ANGELO GUIDO
J. BARONI CORREA
OTTO DINGER
AUGUSTO LUIZ DE FREITAS
J. MADALONI BERTONI
PEDRO WEINGÄRTNER
CAMPOS AYRES
LEOPOLDO GOTUZZO
ROSSI OSIR
DAKIR PARREIRAS 
LIBINDO FERRÁS
TOQUATO BASSI
FRANCIS PELICHEK
OSCAR BOEIRA
VICENTE CERVASIO




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário