sexta-feira, 26 de junho de 2015


Programação comemora o centenário de Aldo Locatelli

 

Foto: Revista do Globo/Divulgação PMPA
Pintor italiano chegou ao Rio Grande do Sul em 1948
Pintor italiano chegou ao Rio Grande do Sul em 1948

Em comemoração ao centenário do pintor italiano Aldo Locatelli a Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura realiza programação especial, incluindo exposição, seminário, passeios pelo Centro Histórico e viagem ao interior do Estado. A programação começa nesta segunda, 29, com a mostra Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos na Pinacoteca Ruben Berta, reunindo trabalhos do mestre italiano e dos seus alunos Paulo Peres, Paulo Porcella, Círio Simon, Clébio Sória e Clara Pechansky.
No sábado, 18 de julho, às 9h30 está programada uma visita mediada pelo professor Paulo Gomes, docente do Instituto de Artes da Ufrgs, no Palácio Piratini, quando serão apresentadas as obras de Locatelli que retratam episódios da história do Rio Grande do Sul e da Lenda do Negrinho do Pastoreio.

No sábado, 25 de julho, às 10 horas, acontece, na Pinacoteca Ruben Berta, o seminário Locatelli 100 com o professor, crítico e curador Paulo Gomes e Cirio Simon, ex-docente do Instituto de Artes da Ufrgs e ex-aluno de Aldo Locatelli.
No sábado, dia 8 de agosto, às 9h30, haverá um circuito por espaços de Porto Alegre onde são encontrados trabalhos de Locatelli, como a Igreja Santa Terezinha, o Aeroporto Salgado Filho, a Fiergs e a Reitoria da Ufrgs. Esse percurso contará com a mediação do professor Cirio Simon, que analisará as obras para o público participante.
Culminando as comemorações do centenário, no sábado, 22 de agosto, acontece uma visita à Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul. Na ocasião, a mediação será do professor Cirio Simon, que apresentará in loco o trabalho que é considerado a obra prima de Aldo Locatelli.

Aldo Locatelli - O pintor, nascido na Itália, chega ao Rio Grande do Sul em 1948, a convite do bispo de Pelotas Dom Antônio Zattera, para pintar uma série de afrescos na Catedral São Francisco de Paula. Após este trabalho, com a maestria já reconhecida, atuou em diversas cidades, como Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A sua influência foi essencial para a consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas, bem como nas salas de aula do Instituto de Artes da Ufrgs, onde foi convidado para ser professor, em1951.

Apesar da origem humilde, recebeu uma sólida formação artística em academias italianas, onde absorveu traços clássicos e renascentistas, mas também foi influenciado pelo maneirismo barroco e, mais adiante, pelo modernismo. Na técnica de pintura mural foi praticamente uma figura única no Estado, percebido pela crítica e por intelectuais como um dos responsáveis pela impressão da identidade gaúcha no cenário nacional a partir da década de 1950 ao lado de nomes como Erico Veríssimo e Simões Lopes Neto. Em Porto Alegre, suas obras podem ser apreciadas no Palácio Piratini, no saguão do Aeroporto Salgado Filho (Terminal 2), na Fiergs e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da Ufrgs.
Programação
Segunda, 29 de junho, até sábado, 11 de setembro
Exposição Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
segunda a sexta, das 10h às 18h
visitação gratuita
Sábado, 18 de julho, das 9h30 às 12h
Visita-guiada com o Prof. Paulo Gomes ao painéis de Aldo Locatelli no Palácio Piratini
Praça Marechal Deodoro (Praça da Matriz), s/nº, Centro Histórico – Porto Alegre
Evento gratuito, mediante inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br
Vagas limitadas
Sábado, 25 de julho, às 10h
Seminário “Locatelli 100” com o Prof. Cirio Simon e o Prof. Paulo Gomes
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, nº 973, Centro Histórico – Porto Alegre
Evento gratuito, mediante inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br
Vagas limitadas
Sábado, 8 de agosto
Visita a Igreja Santa Terezinha, Aeroporto Salgado Filho, FIERGS e Reitoria da UFRGS.
Horário de saída: 9h
Local de saída: a ser definido
Por adesão, mediante pagamento da respectiva passagem e inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br
Vagas limitadas
Sábado, 22 de agosto 
Visita a Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul 
Horário de saída: 8h
Local de saída: a ser definido
Por adesão mediante pagamento da respectiva passagem e inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br até dia 14 de agosto.
Vagas limitadas
 
/artes /cultura
Texto de: Juliana Prato (estagiária) / Supervisão: Cleber Saydelles
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário