sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CAMINHOS - ARMANDO ALMEIDA, UMA VISÃO DO PAMPA





Armando Almeida em seu atelier.

Armando Almeida - "Tropeiros" - xilogravura - 30,5 x 50,5 cm – 1976 (2ª edição 2004) - 
Dom Pedrito/Campo Seco/Rosário do Sul



CAMINHOS - ARMANDO ALMEIDA, UMA VISÃO DO PAMPA
nova exposição na Pinacoteca Ruben Berta



Nascido em Dom Pedrito em 1939 e falecido em Porto Alegre em agosto de 2013, Armando Almeida imprimiu na sua trajetória a marca de ter sido um dos maiores gravadores do país. A exposição que abrirá na Pinacoteca Ruben Berta no próximo dia 21 apresentará a visão particular do artista sobre a região do Pampa Gaúcho, onde nasceu e viveu sua infância e adolescência. Este olhar sensível é evocado em 45 gravuras e 25 esculturas em terracota produzidas entre 1961 e 2004.
A curadoria da mostra se valeu do processo de Almeida de refletir sobre seu trabalho por meio de um costume muito próprio que era o de escrever em cadernos de anotações ou pequenos pedaços de jornal. Esse material descreve a influência decisiva do Pampa na obra e na escolha da gravura como a técnica principal de expressão do criador. Diz Almeida: “Desde cedo busquei nessa temporalidade distante, silenciosa, lúdica, na solidão dos campos e coxilhas, nos animais e no homem do campo, uma plasticidade extra física, espiritual, que me acompanhou a vida toda”. Sobre a gravura o artista anota: “A gravura exerce sobre mim um fascínio poderoso pela sua simplicidade, pelo destino coletivo que lhe damos, pela impossibilidade de truques, pois é quase que exclusivamente manual, resultando numa linguagem característica e inconfundível. A escolha do material merece também toda a atenção do gravador”.
Armando Almeida foi também o primeiro Coordenador de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e diretor do Margs. Como professor atuou no Instituto de Artes da UFRGS e no Atelier Livre da Prefeitura, formando diversas gerações de artistas.



exposição CAMINHOS - ARMANDO ALMEIDA, UMA VISÃO DO PAMPA
Pinacoteca Ruben Berta
abertura: 21de agosto de 2014 às 19h
visitação: 22 de agosto a 31 de outubro de 2014 – segunda à sexta das 9h às 18h
endereço: Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
contatos: (051) 3224 6740 / mostras@smc.prefpoa.com.br







Nenhum comentário:

Postar um comentário