terça-feira, 1 de abril de 2014

AME-O OU DEIXE-O



Exposição Virtual - AME-O OU DEIXE-O 
31 de março de 1964 - 50 anos
Exposição virtual das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta



Para marcar a passagem dos 50 anos do golpe militar de 1964, o Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre reúne, nesta exposição virtual, algumas obras das Pinacotecas Aldo Locatelli e Ruben Berta que retratam - numa releitura livre e com a vantagem e o conforto da distância temporal – uma parte importante da memória do período da ditadura militar.

A importância dessa lembrança não é louvar os que tiveram coragem e/ou inteligência ao usar a arte como uma ferramenta de denúncia contra a ditadura (embora isso tenha sido muito importante também). É, fundamentalmente, avivar a memória da luta em defesa da democracia e da liberdade, sem vieses ideológicos.
Essa memória é a melhor arma para que nunca esqueçamos que, tanto no passado quanto no presente, a concessão ou conivência de condutas temporárias de exceção, tidas como eticamente limítrofes, sempre facilitam ou tornam inevitável um escorregão ladeira abaixo, num declive que sempre leva, tanto à direita quanto à esquerda, na direção da ditadura.
 

clique no link abaixo para ver a exposição:
  ROMANITA DISCONZI  
Saída de Emergência - serigrafia - 1971
Acervo Pinacoteca Aldo Locatelli







Nenhum comentário:

Postar um comentário