sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Pinacoteca Ruben Berta no Caderno de Viagem do Jornal Zero Hora



A jornalista Rosane Tremea publica nota sobre a Pinacoteca Ruben Berta na pág 2 do Caderno Viagem da ZH de 17 de dezembro de 2013.





IMG_1569

Aberta no dia 3 de dezembro, acolhe o acervo que estava guardado em um espaço da prefeitura velha, com 125 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, na coleção montada pelo empresário Assis Chateaubriand (1892 -1968). Há nomes como Pedro Américo, Di Cavalcanti, Portinari, Allen Jones, Alan Davie e Tomie Ohtake.
O prédio de estilo eclético foi reformado nos últimos seis anos. No lugar há um auditório com capacidade para palestras e recitais e deve ser instalado, até o ano que vem, um café com acesso ao terraço.
O espaço ficou lindo, com salas bem iluminadas e climatizadas, tudo tinindo de novo, e um acervo interessante. Nos fundos, há um pátio com um bom espaço que, tomara, seja aproveitado para eventos, shows, etc…

IMG_1574

PORÉM… assim como no Museu Julio de Castilhos, à entrada estava uma senhora, simpática, mas que não me deu nenhuma informação e nem me perguntou nada… Circulei pelo espaço sem que ninguém aparecesse. Pelo menos o material impresso que havia à disposição é bem completo.
Serviço
Rua Duque de Caxias, 973
Visitas de segunda a sexta, das 9h às 18h
REPARE na diferença do prédio restaurado para essa imagem abaixo que eu captei em 1999.

IMG_1596

IMG_1600


·                                 Paula Brum diz:6 de dezembro de 2013
Minha rua, minha mais nova paixão. Há dois anos morando na Duque, tenho me permitido curtir um pouco o que ela nos oferece, bem como tenho fotografado muito as redondezas. É uma rua simpática, com nuances entre o antigo e o contemporâneo e que resiste ao abandono do Centro Histórico. Mas sofre com o abandono institucional, como é o caso do Museu Julio de Castilhos, um espaço maravilhoso, central e com exposições acanhadas e sem pessoal treinado para a recepção dos visitantes – escrevi um post no meu blog sobre uma visita feita num sábado. Ainda não tive oportunidade de ir na Pinacoteca, mas já está anotadinho para os próximos dias. Lindas dicas. Abraços!
·                            Rosane Tremea diz:8 de dezembro de 2013
Oi, Paula, tudo bem? Tive essa mesma impressão que tu, uma pena mesmo. Eu gostei muito do espaço da Pinacoteca. Tomara que seja bem administrado e o prédio receba cuidados permanentes. Um abraço. Rosane




Nenhum comentário:

Postar um comentário