terça-feira, 19 de setembro de 2017

Exposição: NENHUMA DELAS ERA VERDADE, de Raquel Magalhães

Era uma vez I. óleo sobre tela, 15x20cm. 2017


No dia 23 de setembro, sábado, será inaugurada no Paço dos Açorianos exposição da artista Raquel Magalhães. O evento, que integra a programação da 11ª Primavera dos Museus, trará à público pinturas, tributárias de um legado pop e elaboradas na tradicional técnica do óleo sobre tela. O trabalho, de cunho figurativo e que parte da apropriação pictórica de imagens do cinema e da literatura, é assim expresso pela própria artista:
“Toda imagem é uma ficção, como um velho jogo de telefone sem fio. Se em algum momento seu sentido era claro e inequívoco, ao passar de mão em mão, de tela em tela e de página a página, ela progressivamente se revela um objeto enigmático. (...)
Mesmo que não se possa definir com certeza para onde estas imagens apontam, é possível, mesmo assim, operar com elas. ‘Nenhuma delas era verdade’ é um exercício de montagem, recorte, reagrupamento e aproximação das imagens pintadas, de maneira que, a partir do tensionamento destas relações combinatórias espaciais, possa surgir, senão novos nexos narrativos, então um tipo de dúvida, uma desconfiança da imagem.”
Durante a exposição será distribuído para os visitantes um texto inédito de Theo Storchi, desenvolvido a partir do mito de Ícaro sob uma abordagem contaminada por problemáticas contemporâneas e que funciona não como um instrumento de elucidação ou análise das pinturas, mas sim como mais uma imagem de cunho ficcional em contraponto à artista.


Nascida em Porto Alegre em 1990, Raquel Magalhães atualmente vive e trabalha em São Paulo. Bacharel pelo Instituto de Artes da UFRGS, é mestranda na Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 2012 participou da exposição Novíssima Geração: Desenho e Pintura, no Museu do Trabalho. No ano seguinte realizou as exposições: Monocromos, no Espaço Ado Malagoli (Instituto de Artes), e Pintura, juntamente com Marilice Corona, no Ateliê Subterrânea. Em 2015, foi premiada pelo ARTELONDRINA 3. Também em Londrina, em 2015 realizou a exposição Intervalos. Já em 2016 participou do projeto RS Contemporâneo do Santander Cultural, com a exposição Asfixiando um Búfalo. Finalmente, em 2016 foi contemplada como Destaque em Pintura pelo X Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. 

 Nenhuma delas era verdade, de Raquel Magalhães
Abertura dia 23 de Setembro de 2017, sábado às 11h
 
Pinacoteca Aldo Locatelli - Paço dos Açorianos
Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico - Porto Alegre
Visitação: até 17 de novembro de 2017| Seg a sex, das 9h até 12h e 13h30 às 18h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário