quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Inauguração da nova sede da Pinacoteca Ruben Berta




Jeronimus Van Diest
Rejalma - 1673 - óleo sobre tela
 Acervo Pinacoteca Ruben Berta


A Pinacoteca Ruben Berta

O porto-alegrense Ruben Berta, na década de 1960, apoiou decisivamente Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários e Emissoras Associados, em seu último projeto no âmbito das artes, a constituição do que denominava «museus regionais». Sob orientação do crítico Pietro Maria Bardi, foi criada uma cadeia de instituições até hoje ativas. 
O fascínio de Chateuabriand pela aviação e o transporte voluntário de obras de arte propiciado pela VARIG para o projeto civilizatório desse empreendedor, levaram Porto Alegre, cidade natal de Ruben Berta, a receber um dos «museus regionais». Entretanto, a  inesperada morte de Berta, em dezembro de 1966, e o desejo de homenageá-lo, inspiraram Chateaubriand a conceder o nome do amigo à coleção. Desta maneira, a coleção é instalada em 1967, junto aos estúdios da Rádio Farroupilha e da TV Piratini, no Morro Santa Tereza. Em 1971, o novo presidente dos Diários Associados, senador João Calmon, doa para a Prefeitura a Pinacoteca, composta por 125 obras de perfil modernista, em sua maioria, pois era desejo de Chateaubriand distribuir em diferentes pontos do país a arte de outras regiões, incorporando valores locais, porém, com foco na produção brasileira a partir da Semana de 22. No entanto, a coleção assume um caráter heterogêneo e vai abrigar também importantes artistas do século XIX, e ainda abrir espaço para criadores estrangeiros atuantes nos anos 1960.
A Pinacoteca também possui a obra Rejalma, de 1673, do holandês Jeronimus Van Diest, que é provavelmente a pintura mais antiga em acervo público no Rio Grande do Sul. Além desta marinha do século XVII, a coleção contempla nomes consagrados da pintura nacional de significado histórico como Almeida Júnior, Pedro Américo, João Batista da Costa e Eliseu Visconti. Possui ainda nomes representativos no desenvolvimento do modernismo no Brasil do porte de Di Cavalcanti, Portinari, Flávio de Carvalho e Lasar Segall. Predominam na Pinacoteca, porém, trabalhos de artistas que marcaram o panorama artístico sobretudo nos anos 60, entre os estrangeiros podem ser destacados os trabalhos de Allen Jones, Alan Davie e Graham Sutherland; além de obras de contemporâneos como Tomie Ohtake e Manabu Mabe. Pode-se dizer que a coleção oferece a oportunidade de vislumbrar um panorama histórico e de estilos da arte brasileira, em particular no século XX. Enfim, a Pinacoteca Ruben Berta marca um capítulo na história da arte, no qual o modernismo finalmente estava representado no museu, mas muito bem acompanhado por seu passado imediato.




Casarão da Rua Duque de Caxias 973

O prédio número 973 da rua Duque de Caxias abrigará a Pinacoteca Ruben Berta da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O novo espaço cultural foi adaptado para abrigar um museu, com áreas de exposição, de guarda e acondicionamento de acervo. O casarão está tombado desde 2012 e é considerado um exemplar expressivo do estilo eclético em Porto Alegre. Esse gênero arquitetônico pode ser visto em várias edificações remanescentes das primeiras décadas do século XX na cidade, e propõe uma releitura de diversas influências e estilos anteriores. O prédio, que será a sede da Pinacoteca Ruben Berta, foi construído em 1893 e modificado em 1916 quando assumiu sua forma atual.

SERVIÇO:
 A)    Inauguração da nova sede da Pinacoteca Ruben Berta;

B)    Abertura da exposição inaugural.

ONDE: Rua Duque de Caxias, 973, em casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta - Porto Alegre, com a finalidade de abrigar a Pinacoteca.

QUANDO: 02 de dezembro de 2013, segunda-feira

PROGRAMAÇÃO:
17h30: Apresentação da Banda Municipal em frente ao Paço dos Açorianos (“Prefeitura Velha”),  Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico - Porto Alegre.

18h: A “Procissão dos 25” simboliza a transferência do acervo da Pinacoteca Ruben Berta do Paço dos Açorianos, onde está instalada, para a nova sede na Rua Duque de Caxias, 973. A caminhada anunciando a “boa nova” inicia no Paço dos Açorianos, seguindo pela Rua Uruguai, passando pela Rua da Praia (Andradas), depois subirá a Rua da Ladeira (General Câmara), até encontrar a Praça da Matriz. Ao final, a procissão será recebida no prédio que abrigará a Pinacoteca, na Rua Duque de Caxias. Na “Procissão” artistas, colaboradores e apoiadores da Pinacoteca caminharão pelas ruas mencionadas com 25 reproduções de obras de arte do acervo. O número comemora os 25 anos da Secretaria da Cultura de Porto Alegre.

19h: Ato oficial com autoridades, descerramento da placa alusiva à inauguração da sede da Pinacoteca e abertura da exposição do acervo.



Inauguração da nova sede da PINACOTECA RUBEN BERTA
02 de dezembro de 2013, das 17h30 às 21h

Visitação: a partir de 03 de dezembro, segunda a sexta, das 9h às 18h
Contatos: (51) 3289-3735 ou acervo@smc.prefpoa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário