Obra de pintor alemão será doada à Pinacoteca Aldo Locatelli
As lavadeiras da Praia do Riacho, óleo sobre tela de 1899 do pintor alemão Otto Dinger, será doada à Pinacoteca Aldo Locatelli. A cerimônia de recebimento da obra, que pertence ao acervo do historiador e diplomata aposentado ministro Fernando Cacciatore, será realizada nesta quarta-feira, 8, às 16h nas dependências da Pinacoteca no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). O ato contará com as presenças do prefeito José Fortunati e do secretário municipal da Cultura, Roque Jacoby.
As lavadeiras da Praia do Riacho (Óleo Sobre tela - 36cm x 36cm) foi uma das obras que integrou a mostra Paisagens de Porto Alegre - Coleção Fernando Cacciatore de Garcia, em cartaz de março a abril de 2015 na Pinacoteca Ruben Berta. A Pinacoteca também recebeu do mesmo doador, em maio passado, treze desenhos do Maristany de Trias e uma pintura do Vicente Cervásioi. O ministro Fernando Cacciatore conta que conheceu a pintura em Berlim. Na ocasião, mesmo que não houvesse qualquer identificação, ele reconheceu a Praia de Belas, a Cúria Metropolitana e as colinas do Morro da Polícia.
O autor - Otto Dinger (Dusseldorf, 1860 - Berlim, 1928). Filho do gravador Fritz Dinger de Dusseldorf. Foi aluno de seu pai na Academia de Dusseldorf entre 1878 e 1883. Em 1885 mudou-se para os Estados Unidos, onde viveu por quatro anos em Milwaukee, Wisconsin, onde, junto com alguns colegas de Dusseldorf, participou ativamente do panorama artístico da região. Em 1889 retornou à Alemanha e se estabeleceu em Berliim, onde se tornou discípulo do gravador Karl Koepping. Nos anos 1890, Dinger viajou ao Brasil e em1899 teve obras exibidas em uma exposição individual em Porto Alegre. Não se sabe exatamente quando o artista retornou à Alemanha. No entanto, de 1891 até sua morte em 1928, seus trabalhos aparecem em várias exposições naquele país.
/artes /cultura /pintura
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário