quarta-feira, 15 de julho de 2015

Clássicos na Pinacoteca na programação cultural de hoje



Acompanhe a agenda cultural desta quarta-feira


Foto: Ricardo Jaeger/Divulgação PMPA














Clássicos na Pinacoteca apresenta compositores franceses 



Um dos destaques da agenda cultural desta quarta-feira, 15, é a edição de julho do Clássicos na Pinacoteca, com um recital de canto e piano com a soprano Andiara Mumbach e o pianista André Carrara. O programa será dedicado a composições de Gabriel Fauré, Claude Debussy, Cláudio Santoro e Ronaldo Miranda. O recital inicia-se às 18h30 e a lotação da sala é de 50 lugares.

Sala P.F.Gastal - Está em cartaz na Sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro, 3º andar), o novo filme de Tsai Ming-liang, Jornada ao Oeste, e dois destaques da produção independente brasileira, Batguano, de Tavinho Teixeira, e Hamlet, de Cristiano Burlan. As sessões têm projeção digital em alta definição. O valor do ingresso é de R$ 8.
15h – Jornada ao Oeste 

16h – Batguano 

17h15 – Jornada ao Oeste

18h15 – Batguano 

19h30 – Hamlet


Cinemateca Capitólio – Estão em exibição na Cinemateca Capitólio os filmes do ciclo Nas Garras de Chabrol, com quatro obras emblemáticas de Claude Chabrol, um dos fundadores da Nouvelle Vague, incluindo seu longa-metragem de estreia, Nas Garra do Vício (1958). Os filmes A Visitante Francesa, de Hong Sang-soo e Almas Silenciosas, de Aleksei Fedorchenko, seguem em cartaz.


16h – Almas Silenciosas

18h – O Lobo Atrás da Porta

20h – Nas Garras de Chabrol



Programação Cultural da Usina do Gasômetro (av. João Goulart, 551)

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 19h, sábado e domingo, das 14h às 19h


Galeria dos Arcos - A mostra fotográfica coletiva Selfie, que discute o poder das imagens na contemporaneidade e a produção de identidades nos meios digitais, está em exibição até o dia 15 de agosto. A exposição reúne 12 artistas que criam autoretratos fotográficos de forte impacto visual. Destoantes do culto ególatra, os trabalhos propõem uma sensível exposição da subjetividade e apostam no poder político de afirmação da própria identidade. Incursões íntimas, contestações do arbítrio da padronização de gênero e constatações críticas são alguns dos aspectos compositivos do universo de Selfie que, se valendo da ironia, da surpresa visual e da aguda reflexão, discute a construção das identidades em um mundo em acelerada transformação.


Artistas Japoneses - A exposição Sob o Sol do Ocidente está em exibição na Pinacoteca Aldo Locatelli (Paço dos Açorianos - Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico) e é constituída por obras de artistas japoneses que integram o acervo das pinacotecas Aldo Locatelli e Rubem Berta. No ano em que se completam 120 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, as pinacotecas homenageiam a contribuição da imigração japonesa na cultura, na economia e no campo das artes plásticas com uma exposição de artistas de origem nipônica que aqui se fixaram. 


Inscrições Abertas


Fumproarte - O Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), está com inscrições abertas para recebimento de propostas de projetos artístico-culturais para o Edital de Produção 2015. 


Prêmio Açorianos de Literatura - O período de inscrições vai até 31 de julho. Escritores, artistas gráficos e editores podem concorrer com obras em primeira edição desde janeiro de 2014, assinadas por autores nascidos ou residentes em Porto Alegre, ou publicadas por editoras sediadas na capital gaúcha, desde que não tenham concorrido em edições anteriores do concurso. As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou pelos Correios, no seguinte endereço: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues na Coordenação do Livro e Literatura - sala 3, avenida Érico Veríssimo, 307. 


Festival de Arte Porto Alegre - Estão abertas as inscrições para as oficinas do 29º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre. Promovido pelo Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal da Cultura, o festival será realizado de 20 a 24 de julho. Palestras e exposições acontecem nos diversos espaços do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues. As inscrições estarão abertas até 20 de julho e devem ser feitas no Atelier (avenida Erico Verissimo, 307) das 9h às 12h e das 14h às 20h, com o valor de R$ 50 e com desconto de 50% para estudantes. 


Prêmio Açorianos de Dança - Estão abertas até 19 de novembro as inscrições para o Prêmio Açorianos de Dança 2015. O prêmio, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, tem como objetivo reconhecer e consagrar a produção de Porto Alegre em toda sua diversidade. Para isso, abrange 24 categorias. 



Texto de: Cindy Vitali (estagiária)/ Supervisão Luciano Medina
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário