sexta-feira, 10 de julho de 2015

Aldo Locatelli 100 anos







Aldo Locatelli 100 anos:
obras no Palácio Piratini serão apresentadas por Paulo Gomes


No dia 18 de julho (sábado) às 9h30 será promovida uma visita mediada pelo Professor Paulo Gomes, docente do Instituto de Artes da UFRGS, no Palácio Piratini, quando serão apresentadas as obras de Locatelli presentes no local que retratam episódios da história do Rio Grande do Sul e da Lenda do Negrinho do Pastoreio.
O evento integra a programação preparada pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre para comemorar o centenário de nascimento do pintor italiano que chegou ao Rio Grande do Sul em 1948. A sua influência foi essencial para a consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas, bem como nas salas de aula do Instituto de Arte da UFRGS, onde foi convidado para ser professor em 1951.
Embora seja considerado um mestre na pintura de cavalete, na técnica de pintura mural foi praticamente uma figura única no Estado, percebido pela crítica e por intelectuais como um dos responsáveis pela impressão da identidade gaúcha no cenário nacional a partir da década de 1950 ao lado de nomes como Erico Veríssimo e Simões Lopes Neto. Em Porto Alegre suas obras podem ser apreciadas no Palácio Piratini, no Aeroporto Salgado Filho (Terminal 2), na FIERGS e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da UFRGS, entre outros locais.
A programação completa pode ser conferida na tabela abaixo. A mostra “Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos” e o Seminário Locatelli 100 acontecem na Pinacoteca Ruben Berta na Rua Duque de Caxias 973.

Inscrições pelo e-mail acervo@smc.prepfoa.com.br ou telefone 51 3289 8292.


2015 - Centenário de Aldo Locatelli



dia
evento
até 11 set
seg a sex, das 9h às 18h
“Expressão Pura – Locatelli e Seus Discípulos”
mostra na Pinacoteca Ruben Berta
18 jul, sab, às 9h30
Visita monitorada ao Palácio Piratini
25 jul, sab, às 10 h
“Seminário Locatelli 100” na Pinacoteca Ruben Berta
08 ago, sab, às 9h30
Circuito às obras de Locatelli em vários locais de Porto Alegre
22 ago, sab, às 8h
Visita a Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul








Nenhum comentário:

Postar um comentário