segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cultura promove visita às obras de Locatelli no Palacio Piratini

 

13/07/2015 08:47:03

 
Foto: Divulgação/PMPA












 
  Roteiro com professor Paulo Gomes será realizado no dia 18 de julho

As obras de Aldo Locatelli no Palácio Piratini poderão ser admiradas em visita mediada no dia 18 de julho (sábado), às 9h30. O professor do Instituto de Artes da Ufrgs, Paulo Gomes, apresentará o trabalho do artista no local, onde são retratados episódios da história do Rio Grande do Sul e da Lenda do Negrinho do Pastoreio.

O evento integra a programação preparada pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre para comemorar o centenário de nascimento do pintor italiano que chegou ao Rio Grande do Sul em 1948. A sua influência foi essencial para a consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas, bem como nas salas de aula do Instituto de Arte da Ufrgs, onde foi convidado para ser professor em 1951.

Embora seja considerado um mestre na pintura de cavalete, na técnica de pintura mural foi praticamente uma figura única no Estado, percebido pela crítica especializada em arte como um dos responsáveis pela impressão da identidade gaúcha no cenário nacional a partir da década de 1950 ao lado de nomes como Erico Veríssimo e Simões Lopes Neto. Em Porto Alegre suas obras podem ser apreciadas no Palácio Piratini, no terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho, na sede da Federação das indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da Ufrgs, entre outros locais.

Interessados em participar podem realizar inscrições pelo e-mail acervo@smc.prepfoa.com.br ou pelo telefone (51) 3289-8292.

A programação do Centenário de Aldo Locatelli conta ainda com a exposição Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973), até o dia 11 de setembro, além do Seminário Locatelli 100 e outras atrações. Veja abaixo.


Programação

- Até 11 de setembro - de segunda a sexta, das 9h às 18h exposiçao Expressão Pura – Locatelli e Seus Discípulos mostra na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973)
- 18 de julho (sábado)- 9h30  - Visita monitorada ao Palácio Piratini
- 25 de julho (sábado) - 10h - Seminário Locatelli 100  - Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973)
- 8 de agosto (sábado) - 9h30 - Circuito às obras de Locatelli em vários locais de Porto Alegre
- 22 de agosto (sábado) - 8h -Visita à Igreja São Pelegrino, em Caxias do Sul



  /artes /cultura
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário