sexta-feira, 3 de julho de 2015

Doação para a Pinacoteca Aldo Locatelli





Otto Dinger, "As lavadeiras da Praia do Riacho", óleo sobre tela, 1899
Foto: F. Zago/Studio Z



Uma grande doação para a Pinacoteca Aldo Locatelli

            Na próxima quarta-feira, 8, será doado para a Pinacoteca Aldo Locatelli o quadro "As lavadeiras na Praia do Riacho", pintado pelo alemão Otto Dinger em 1899. Esta importante obra de arte será legada aos porto-alegrenses pelo Ministro Fernando Cacciatore em ato oficial, que contará com o Prefeito José Fortunati e o Secretário da Cultura Roque Jacoby, no Paço Municipal.

            Segue trecho assinado pelo Ministro na apresentação do catálogo "Paisagens de Porto Alegre - Coleção Fernando Cacciatore de Garcia": "Entre todos os quadros, gostaria de destacar 'As lavadeiras da Praia do Riacho'. Essa pintura, de cerca de 1890, de um alemão de passagem, a mais antiga da coleção, encontrei-a em Berlim, por mera “sorte de colecionador”. Quando lá servi, ainda lá morava um Embaixador brasileiro aposentado, grande colecionador de obras relativas à iconografia brasileira, com quem muito aprendi. Ora, tínhamos uma amiga comum e quando fomos almoçar em sua casa ele pediu-lhe que me mostrasse o quadro que ela tinha comprado por insistência sua. Apesar de grande especialista, não tinha conseguido identificar o local da pintura, mas que desconfiava ser no Sul, pelo apastelado das cores, nada tropicais. Por isso não o comprara. Imediatamente, reconheci a Praia de Belas, a Cúria Metropolitana e as colinas do Morro da Polícia. Fiquei extasiado"


Otto Dinger (Dusseldorf, 1860 – Berlin, 1928)

Estudou na Academia de Dusseldorf. Em 1885 mudou-se para os Estados Unidos, onde viveu por quatro anos em Milwaukee, Wisconsin, onde junto com alguns colegas de Dusseldorf participou ativamente do panorama artístico da região. Em 1889 retornou à Alemanha. Nos anos 1890, Dinger viajou ao Brasil e em 1899 teve obras exibidas em uma exposição individual em Porto Alegre. Não se sabe exatamente quando o artista retornou a Alemanha. No entanto, de 1891 até sua morte em 1928 seus trabalhos aparecem em várias exposições naquele país.

Fernando Cacciatore de Garcia: nasceu em Porto Alegre em 1944. Em 1953, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Formou-se na PUC do Rio em Sociologia e, no Instituto Rio Branco, como Terceiro Secretário da carreira diplomática. Em 1970, foi dos primeiros diplomatas a serem transferidos para Brasília. Serviu nas Embaixadas do Brasil em Londres, Bancoque, Bonn, Nova Délhi, Caracas, Berlim e nos Consulados-Gerais em Buenos Aires e Munique. Em 2005, foi transferido de Berlim para o escritório do Itamaraty em Porto Alegre, que chefiou por pouco mais de um ano. Em 2007, aposentou-se voluntariamente, como Ministro, e decidiu radicar-se em sua cidade natal. Dedica-se agora a inúmeras atividades culturais: tradução, poesia, história e arte.


ATO DE DOAÇÃO da obra “As lavadeiras na Praia do Riacho”

08 jul de 2015, quarta-feira, às 16h

Pinacoteca Aldo Locatelli / Paço Municipal

Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre

contato: (51) 3289-8292 ou acervo@smc.prefpoa.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário