sexta-feira, 29 de junho de 2018

Arte contemporânea na Pinacoteca Aldo Locatelli



A Pinacoteca Aldo Locatelli abriu no dia 26 de junho de 2018 três exposições contemplando diferentes facetas da arte contemporânea. As mostras seguem o princípio de expor o acervo próprio e, ao mesmo tempo, oportunizar ao público a apreciação de artistas selecionados por projetos curatoriais inovadores.
 
obra da artista Manoela Furtado
A mostra Uma Lâmpada no Porão: a fotografia como meio de expansão tem curadoria do alemão Klaus W. Eisenlohr e do porto-alegrense Eduardo Vieira da Cunha, segundo os quais:

“Desde cedo a fotografia vem desempenhando um papel de liderança no que se refere aos meios estendidos de produção artística. Para muitos artistas, foi o meio que permitiu expandir seu pensamento em relação às artes plásticas clássicas. Além disso, através da mudança para o meio digital, a fotografia, que mais recentemente se tornou ‘fotografia de arte’, novamente foi desafiada, e hoje se encontra imersa nas mídias sociais.

Procuramos obras em fotografia, ou trabalhamos com fotografias que desafiam o termo ‘fotografia de arte’. A presente exposição tem como lugar o porão do Paço dos Açorianos, com seu ambiente intimista e uma escuridão de adega, carrega a sombra de seu passado. Por conta disto, as obras precisam trabalhar com a sua própria luz e conter luz própria.

Primeira letra do alfabeto hebraico, O Aleph é um conto que dá nome a um livro de Jorge Luiz Borges dos anos 1940. O conceito da exposição associa-se à ficção de Borges, e ao fenômeno luminoso do transporte da imagem de um lugar a outro, que requer este ambiente de obscuridade, assim como as conseqüências imaginárias desta antiga experiência física da luz. No conto autobiográfico, Borges deita-se no escuro do porão, onde experimenta uma espécie de transe. Ele descreve o Aleph como uma pequena esfera de vidro onde os fragmentos de todo o espaço estariam presentes. Dele, seriam projetadas e unidas todas as imagens. Se todos os lugares estão no Aleph, ali, no porão, estariam todas as luzes. Assim, da escuridão surgiria a possibilidade da iluminação.”


 participantes
CHICO MACHADO  -  LEO CAOBELLI  -  NATALIA SCHUL
FLAVYA MUTRAN  -  LIZÂNGELA TORRES  -  TUANE EGGERS
ÍO  -  MANOELA FURTADO  -  WALTER KARWATZKI

obra da artista Natalia Schul
Obra da artista Flavya Mutran

Obra do artista Leo Caobelli
obra da artista Tuane Eggers




Lugares Seguros




Aqui são apresentados os resultados de um workshop voltado para fotógrafos e performers e a residência artística de Klaus W. Eisenlohr no estúdio Planta Baja e no Porão do Paço dos Açorianos. O objetivo do cineasta e artista visual alemão foi explorar espaços de Porto Alegre com acesso restrito:
“Os espaços públicos nas cidades ficaram mais e mais precários. Seja pela ameaça vivida numa experiência pessoal, ou apenas por uma questão de insegurança, mais e mais pessoas se retiram para lugares de acesso restrito, que estão sob vigilância pesada, são privados e estão cercados. Em última análise, alguns desses lugares são eliminados de todas as funções originais e servem apenas como espaço representacional para empresas ou instituições.
No workshop, foram buscadas práticas comuns ou incomuns com o objetivo de criar fotografias. Foi uma espécie de auto-empoderamento para os participantes. Encontrar espaços e criar estratégias convincentes para obter permissões de acesso foram gestos de capacitação pessoal. Abrir portas ultrapassando limites não só criou significados simbólicos (fotografias), mas experiências reais.”



participantes
ALEXANDRE DE NADAL  -  DANI AMORIM  -  GUILHERME MEDEIROS
NICOLAS LOBATO  -  RAFAEL GAMBA

convidados
FABIANO ÁVILA  -  DANIELA MENDES CIDADE


ANOS 90: RUPTURAS / CONTINUIDADES

Elton Manganelli. Baldios (Anunciação El Greco)”, 1993, acrílica sobre tela. Pinacoteca Aldo Locatelli.

 

Concebida como prolongamento da mostra “Despertar das Formas”, cuja intenção era investigar o modernismo nas artes plásticas em Porto Alegre, e que está em cartaz desde março no Paço dos Açorianos, a exposição Anos 90: Rupturas/Continuidades traz quatro pinturas em grandes dimensões e um livro de artista, todas estas obras pertencentes à Pinacoteca Aldo Locatelli. Conforme o texto de apresentação:
“No arco temporal que se estende dos inícios do século XX até a década de 1990 ocorrem significativas rupturas no campo das artes visuais. Técnicas e suportes tradicionais passam a conviver e em alguns casos são alterados após a incorporação da fotografia, do vídeo e da informática nas experiências realizadas. A proliferação das instalações, performances e também da crítica à mercantilização do objeto artístico, redirecionam o foco para novas relações entre artista e público. Porém, concomitante a estes desdobramentos extremos do modernismo, sobrevém, em vários países ocidentais a partir de meados dos anos 80 um retorno à pintura.
Tal fenômeno também pôde ser verificado em Porto Alegre, com muita força ao longo da década de 1990, apresentando nuances a serem apontadas. Em primeiro lugar, a predominância de quadros com grandes dimensões e por vezes, apresentando o retorno do políptico – obra com diferentes partes articuladas entre si. Em segundo lugar, o arrefecimento da disputa entre adeptos da figuração da realidade versus militantes do abstracionismo, cujas antagônicas posições marcaram o cenário das artes plásticas no Brasil, em especial a partir das primeiras edições da Bienal de São Paulo.
Em contraponto a tais mudanças, algumas continuidades são verificadas, tais como a retomada de uma iconografia de origem popular e o uso consciente de recursos da pintura naif por diversos artistas, mesmo os portadores de formação acadêmica. Mas, para além destas heranças modernistas, em diversos trabalhos surgem referências, seja por meio dos procedimentos da citação ou da releitura, aos temas anteriormente consagrados pela história da arte e a retomada de técnicas artísticas tradicionais.
Tais continuidades persistem na década de 1990, porém alteradas ou processadas durante o processo criativo de cada artista. Por exemplo, folhas de ouro – tradicionalmente utilizadas em objetos religiosos, elementos decorativos ou mobiliário – são aplicadas num livro configurado em suporte para intervenções de efeito pictórico. Assim, a expressão pessoal, outro cânone modernista, encontra terreno fértil no Brasil no período pós-regime militar, quando a democracia representativa é finalmente consolidada pela Constituição de 1988, garantidora formal da liberdade criativa. Por fim, cabe salientar neste momento a ocorrência de um novo fenômeno social, ainda a ser devidamente apurado: a irrupção de um público para a arte contemporânea, até então praticamente inexistente na Cidade.”

artistas participantes
ALFREDO NICOLAIEWSKY  -  ELTON MANGANELLI
KARIN LAMBRECHT  -  TERESA POESTER
 



Teresa Poester. “Maresia”, 1994, acrílica sobre tela.  Pinacoteca Aldo Locatelli.
Karin Lambrecht. Sem título, 1997, livro, folha de ouro, grafite e cera.  Pinacoteca Aldo Locatelli.

Alfredo Nicolaiewsky. “A luta”, 1992, acrílica sobre papel. Pinacoteca Aldo Locatelli.

Alfredo Nicolaiewsky. “A ilha”, 1992, acrílica sobre papel. Pinacoteca Aldo Locatelli.




Pinacoteca Aldo Locatelli / Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico – Porto Alegre
visitação: até 20 jul 2018 / seg a sex, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Entrada Gratuita





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário