sexta-feira, 13 de maio de 2016

O ONTEM PODE SER HOJE?





Luiz Maristany de Trias, "Praça Otávio Rocha", 1940, grafite sobre papel.
 Acervo Pinacoteca Aldo Locatelli. 
Foto F.Zago/Studio Z




O ONTEM PODE SER HOJE?
memórias emergentes nas paisagens de Maristany de Trias

A Pinacoteca Ruben Berta participa da 14ª Semana de Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, com a exposição de um conjunto de desenhos produzidos pelo artista espanhol que viveu em Porto Alegre nas décadas de 1920 a 60. Estes trabalhos foram cuidadosamente escolhidos para dialogar com a temática proposta para a Semana: museus e paisagens culturais.
Paisagem cultural é, ao mesmo tempo, um conceito e um instrumento para preservação do patrimônio cultural que volta o olhar para uma porção peculiar do território representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas e valores. É o convívio entre natureza, espaços construídos e ocupados, os modos de produção e as atividades culturais e sociais que dão identidade a determinado lugar. Paisagem cultural pode ser entendida como uma tatuagem, uma marca impressa no tempo de longa duração, mas que não pode ser lida de forma solitária, é incompreensível se não for percebida como um registro de nossa personalidade e modo de vida.
Luiz Maristany de Trias nasceu em Barcelona em 1885 onde estudou na Academia de Belas Artes. Em 1906 mudou-se para Buenos Aires. Expôs no Uruguai, Paraguai e Chile. Residiu ainda no Rio de Janeiro, viajando e pintando por diversos estados brasileiros. Em 1922 mudou-se para Porto Alegre, onde casou, ministrou aulas no Instituto de Artes e onde veio a falecer em 1964. É considerado um especialista em paisagens, que documentou a história de Porto Alegre pintando quadros que remontam antigas cenas da capital. Os desenhos que participam desta exposição foram doados em 2015, para a Pinacoteca Aldo Locatelli, pelo diplomata Fernando Cacciatore de Garcia.



exposição O ONTEM PODE SER HOJE?
memórias emergentes nas paisagens de Maristany de Trias
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre
visitação: 16 a 20 mai | seg a sex, das 10h às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / 3289-8292
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário