quinta-feira, 12 de maio de 2016

KOSMOS I Carlos Wladimirsky





 Carlos Wladimirsky, Kosmos, 2015, mista

 Carlos Wladimirsky, Kosmos, 2015, mista

Carlos Wladimirsky, Kosmos, 2015, mista




KOSMOS
exposição de Wladimirsky na Pinacoteca Aldo Locatelli

            Tudo o que já foi, tudo o que é, e tudo o que será. Assim o astrônomo Carl Sagan definia o cosmos. Esta ideia de totalidade, no entanto, sempre mais além do que podemos imaginar, é plasmada por Wladimirsky na exposição a ser inaugurada dia 12 no Paço dos Açorianos. Para tanto, o artista desenvolveu seu processo criativo, aplicando sobre papel de algodão dezenas de diluições de pigmentos e gestos gráficos, com o uso de aquarela, giz, pastel seco e guache.

            Criou, a partir da combinação de diferentes técnicas, pontos luminosos, elipses e outras figuras geométricas em meio ao nada. Wladimirsky jogou neste “Kosmos” - palavra oriunda do grego antigo que significa beleza, harmonia e ordem - a dimensão humana, fazendo uma leitura pessoal deste universo em contínua expansão, a partir das próprias lembranças. Coerente com a trajetória de sua obra apontou para a descoberta de novos astros neste universo por certo organizado, mas de dimensão ilimitada.

            Ao longo da carreira, Carlos Wladimirsky dedicou-se ao desenho, pintura, performance, joalheria e cerâmica. Foi integrante, entre as décadas de 1970 e 80, do Espaço N.O., já lendário pela importância no desenvolvimento da arte contemporânea gaúcha. Ainda naquele período, realizou filmagens no formato super 8. E em aproximadamente 40 anos de carreira expôs em quase todo o país com premiações, assim como no exterior.


Tempo-Espaço Íntimo
            “Com seus múltiplos talentos, Carlos Wladimirsky (Porto Alegre, RS, 1956) expressa-se através da pintura, da joalheria, da escrita, da performance e, principalmente, do desenho. É por meio dele que o artista decanta as sensações e as memórias, as inquietações e as saudades. No liame com a pintura, seu desenho apresenta uma densidade sedimentar, resultado de dezenas de camadas de pigmentos e aguadas, reverberando uma atmosfera profunda e opaca. É em meio a essa espacialidade misteriosa que Wlad pinça ou distribui elipses douradas, formas geométricas imprecisas, pontos de cor. Sugerindo um contínuo e vagaroso movimento, talvez uma transmutação, essas formas abstratas com frequência aludem ao espaço sideral que nos abraça, infinito e complexo.”

Paula Ramos, crítica, professora e pesquisadora do Instituto de Artes/UFRGS





Exposição "Kosmos" de CARLOS WLADIMIRSKY
  

Sala Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos
Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico – Porto Alegre
abertura: 12 de maio de 2016, quinta-feira, às 19h
visitação: de 13 mai a 10 jun | seg a sex, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
acervo@smc.prefpoa.com.br / 3289-3735
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário