sexta-feira, 26 de junho de 2015

Centenário de Aldo Locatelli







Centenário de Aldo Locatelli


para comemorar o centenário do pintor italiano

a Prefeitura de Porto Alegre promove programação especial


O ano de 2015 marca o centenário de nascimento de Aldo Locatelli. O pintor, nascido na Itália, chega ao Rio Grande do Sul em 1948, a convite do Bispo de Pelotas Dom Antônio Zattera, para pintar uma série de afrescos na Catedral São Francisco de Paula. Após este trabalho, com a maestria já reconhecida, atuou em diversas cidades, como Caxias do Sul, Santa Maria e Porto Alegre. A sua influência foi essencial para a consolidação da Escola de Belas Artes de Pelotas, bem como nas salas de aula do Instituto de Arte da UFRGS, onde foi convidado para ser professor em 1951. Apesar da origem humilde recebeu uma sólida formação artística em academias italianas, onde absorveu traços clássicos e renascentistas, mas também foi influenciado pelo maneirismo, barroco e, mais adiante, pelo modernismo. Na técnica de pintura mural foi praticamente uma figura única no Estado, percebido pela crítica e por intelectuais como um dos responsáveis pela impressão da identidade gaúcha no cenário nacional a partir da década de 1950 ao lado de nomes como Erico Veríssimo e Simões Lopes Neto. Em Porto Alegre suas obras podem ser apreciadas no Palácio Piratini, no saguão do Aeroporto Salgado Filho (Terminal 2), na FIERGS e nos prédios do Instituto de Artes e da Reitoria da UFRGS.

Para homenagear esse artista, a Prefeitura de Porto Alegre promoverá uma programação incluindo exposição, seminário, passeios pelo Centro Histórico e viagem ao interior do Estado. A programação começa no dia 29 de junho com a mostra “Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos” na Pinacoteca Ruben Berta, reunindo trabalhos do mestre italiano e dos seus alunos Paulo Peres, Paulo Porcella, Círio Simon, Clébio Sória e Clara Pechansky.

No dia 18 de julho (sábado) às 9h30 será promovida uma visita mediada pelo Professor Paulo Gomes, docente do Instituto de Artes da UFRGS, no Palácio Piratini, quando serão apresentadas as obras de Locatelli presentes no local que retratam episódios da história do Rio Grande do Sul e da Lenda do Negrinho do Pastoreio.

No dia 25 de julho (sábado), às 10 horas, acontecerá, na Pinacoteca Ruben Berta, o seminário “Locatelli 100” com o professor, crítico e curador Paulo Gomes e Cirio Simon, ex-docente do Instituto de Artes da UFRGS e ex-aluno de Aldo Locatelli. 

Em 8 de agosto  (sábado), às 9h30 haverá um circuito por espaços de Porto Alegre onde são encontrados trabalhos de Locatelli, como a Igreja Santa Terezinha, o Aeroporto Salgado Filho, a FIERGS e a reitoria da UFRGS. Esse percurso contará com a mediação do professor Círio Simon, que analisará as obras para o público participante.

Culminando as comemorações do Centenário, no dia 22 de agosto (sábado), acontecerá uma visita a Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul. Na ocasião, a fala será por conta do Professor Círio Simon, que apresentará in loco o trabalho que é considerado a obra prima de Aldo Locatelli.

 Centenário de Aldo Locatelli
  29 de junho a 11 de setembro
exposição “Expressão Pura – Locatelli e seus discípulos”
Pinacoteca Ruben Berta
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
segunda a sexta, das 10h às 18h
visitação gratuita
 18 de julho (sábado), das 9h30 às 12h
visita-guiada com o Prof. Paulo Gomes ao painéis de Aldo Locatelli no Palácio Piratini
Praça Marechal Deodoro (“Praça da Matriz”), s/nº, Centro Histórico – Porto Alegre
evento gratuito, mediante inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br
vagas limitadas
 25 de julho (sábado) – 10h
Seminário “Locatelli 100” com o Prof. Cirio Simon e o Prof. Paulo Gomes
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, nº 973, Centro Histórico – Porto Alegre
evento gratuito, mediante inscrição pelo e-mail acervo@smc.prefpoa.com.br
vagas limitadas
 08 de agosto (sábado)
Visita a Igreja Santa Terezinha, Aeroporto Salgado Filho, FIERGS e Reitoria da UFRGS.
horário de saída: 9h
local de saída: a ser definido
por adesão, mediante pagamento da respectiva passagem e inscrição pelo e-mail  
acervo@smc.prefpoa.com.br
vagas limitadas
  22 de agosto (sábado) 
Visita a Igreja São Pelegrino em Caxias do Sul 
horário de saída: 8h
local de saída: a ser definido
por adesão mediante pagamento da respectiva passagem e inscrição pelo e-mail  
acervo@smc.prefpoa.com.br  até dia 14 de agosto.
vagas limitadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário