segunda-feira, 7 de julho de 2014

Exercícios de Ver




WALMOR CORRÊA
Sem título - 1990
gravura em metal
Acervo Pinacoteca Aldo Locatelli



EXERCÍCIOS DE VER
Pinacoteca Aldo Locatelli

      Permanece em cartaz na Usina do Gasômetro a exposição “Exercícios de Ver” com obras de arte produzidas sobre papel desde a década de 1960 até os dias de hoje. Nestes trabalhos, todos pertencentes ao acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli, é possível vislumbrar a pluralidade de linguagens e a diversidade de técnicas utilizadas pelos artistas contemporâneos, desde a tradicional gravura, passando pela fotografia, serigrafia, colagem e impressão digital.
     Os autores, brasileiros e estrangeiros, participaram como palestrantes ou ministrantes de cursos e oficinas, em diversas oportunidades, do Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, promovido pelo Atelier Livre da Prefeitura. Para além de um legado na forma de conhecimentos compartilhados, estes artistas deixaram uma herança tangível: obras incorporadas ao patrimônio cultural da Cidade. E foi na Pinacoteca Aldo Locatelli, onde a curadoria da presente exposição encontrou as imagens apresentadas nesta exposição. 
      Numa mirada panorâmica sobre obras expostas, claramente pode ser vislumbrada a essência arte: a comunicação recuperada de todos com todos. Comunicação surgida por vezes do estranhamento frente à imagem, quando a linguagem de quem olha é enriquecida pela combinação de novos repertórios visuais. Entretanto, pelo grande número de artistas, não foi indolor para a curadoria a seleção agora trazida a público. Superado o desafio de conciliar limitação do espaço expositivo com as angústias da memória, surge uma rara oportunidade de visualizar um conjunto representativo da inquietação, dos diálogos, das múltiplas linguagens e da amplitude da arte contemporânea realizada sobre um tradicional suporte, o papel.

período: até 03 de agosto de 2014
horário: ter a sex das 10h às 19h / sab e dom das 14h às 19h
local: Galeria Iberê Camargo – Usina do Gasômetro
endereço: Av. João Goulart, 551 – Centro Histórico – Porto Alegre / RS
contatos: 3224-6740 / acervo@smc.prefpoa.com.br

relação de artistas
Baravelli
Elton Manganelli
Evandro Jardim
Giodana Holanda
Gonzalo Mezza
Hélio Fervenza
Hudnilson Jr.
João Carlos Goldberg
Jorge Soto
Leopoldo Plentz
Luiz Barth
Lurdi Blauth
Maria Lúcia Cattani
Maria Tomaselli
Mariana Quito
Montes de Oca
Nilza Haertel
Norberto Stori
Paulo Pasta
Pep Admetella
Rafael Gil
Simone Michelin
Vera Chaves Barcellos
Walmor Corrêa




Nenhum comentário:

Postar um comentário