segunda-feira, 5 de maio de 2014

Viva Paulina!






exposição Viva Paulina!
as pinturas e a casa de Paulina Laks Eizirik


   
Em maio, a Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro recebe a exposição Viva, Paulina! reunindo pinturas, desenhos e objetos da casa da artista Paulina Laks Eizirik (1921-2013).  
Paulina nasceu em Varsóvia e migrou para Porto Alegre com nove anos de idade, onde naturalizou-se brasileira e viveu como dentista e mãe de família. A pintura, o desenho e a gravura surgiram no seu caminho em meados dos anos 1980, então com 60 anos de idade, e suas imagens sonhadoras atingiram projeção nacional e internacional nas décadas seguintes. Em seus últimos anos de atividade, porém, Paulina passou a incorporar as falências da visão e do corpo às telas, resultando em uma guinada corajosa no seu estilo pintura. 
Com curadoria de Daniel Eizirik, 7° neto da artista, a exposição Viva, Paulina! surge como um colorido rito de passagem, onde o ambiente da casa é recriado dentro da galeria. A mostra inclui  os quadros que Paulina nunca quis vender, as historias  por trás desses trabalhos e suas pinturas recentes, apresentadas pela primeira vez ao público. 

Abertura: sexta-feira, 9 de maio às 19h 
na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro 
Av. Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre 


Nenhum comentário:

Postar um comentário