sexta-feira, 11 de abril de 2014

Clássicos na Pinacoteca - Quinteto Persch








A segunda edição do projeto Clássicos na Pinacoteca, no dia 16 de abril, terá recital do Quinteto Persch, com entrada franca, na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973). 
Reunindo cinco acordeonistas, o grupo explora as possibilidades do instrumento frequentemente associado à música do Sul e do Nordeste do Brasil,  na música de câmara, em uma formação rara no cenário erudito nacional. 
Com dois CDs no currículo, o Quinteto Persch completa 15 anos de atividades em 2014 e contabiliza centenas de apresentações em palcos do Brasil e do Exterior.  No recital, Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden interpretarão obras de autores como Mussorgsky, Carlos Gomes, Piazzolla e Battiston (veja programa abaixo).
O projeto Clássicos na Pinacoteca, com recitais mensais gratuitos, é apresentado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura.
A Pinacoteca Ruben Berta, recentemente inaugurada, está instalada em um casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta. 



CLÁSSICOS NA PINACOTECA - 16 abr 2014

QUINTETO PERSCH


FERENC FARCAS (1905-2000)
Antigas Danças Húngaras
1. Entrada
2. Danças das Lâminas
3. Ugrós (Saltarelo)


ARAM KHATCHATURIAN (1903-1978)
Walzer – aus “Maskerade”
Dança do Sabre

MODEST MUSSORGSKY (1839-1881)
Scherzo in B-Dur


ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
La Muerte del Angel
Fear
Escualo


CARLOS GOMES (1836-1896)
“O Burrico de Pau”

CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão

IVANO BATTISTON (1959)
Perpetuum Polka


QUINTETO PERSCH                    



 
O Quinteto Persch iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo, difundir o Acordeon através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e oportunizando a exploração do instrumento com repertório erudito.
Completa em 2014, 15 anos de atividades ininterruptas. É o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o Acordeon. O Quinteto Persch contabiliza 200 apresentações em diversas cidades e estados do Brasil, onde participou de concertos em teatros, auditórios, programações de Universidades e grupos artísticos como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da ULBRA, festivais de música como o XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará e o II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas – RS. O Quinteto foi contemplado no Projeto Petrobrás Cultural 2007, projeto que tem um grande número de inscrições em todo Brasil e uma seleção rigorosa para gravação do seu primeiro CD sendo o primeiro neste formato no país, reunindo obras de Astor Piazzolla, Claudio Santoro, Antonio Vivaldi, Gioacchino Rossini e Wolfgang Amadeus Mozart. Em 2009, o Quinteto Persch foi indicado ao “Prêmio Açorianos de Música”, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS, no gênero erudito, em três categorias: Disco, Interprete e Instrumentista, sendo premiado com o Troféu Açorianos de Música na categoria Instrumentista.
Foi vencedor do “Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010”, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na “3ª Feira Música Brasil” em Belo Horizonte – MG. Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais de ocupação dos teatros da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural Brasília e do BNDES.
Lançou em 2012,  seu segundo CD com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012”, para a realização de 12 concertos em Escolas Públicas a partir do segundo semestre de 2012.
Realizou em 2013, através do Programa de Intercambio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu - Uruguai. Pela segunda vez, indicado ao “Prêmio Açorianos de Música”, pelo CD Quinteto Persch - 10 anos, nas categorias "Interprete Erudito" e "Disco Erudito".
É formado por: Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden.







Nenhum comentário:

Postar um comentário