sexta-feira, 29 de novembro de 2013


Prédio da Pinacoteca Ruben Berta será inaugurado segunda-feira

 

29/11/2013 08:14:52

 

Foto: Divulgação/PMPA
Pinacoteca Rubem Berta foi doada à Prefeitura em 1971 Pinacoteca Ruben Berta foi doada à Prefeitura em 1971


A Pinacoteca Ruben Berta tem um novo lar. Seis anos de reformas foram necessários para restaurar o antigo prédio de estilo eclético localizado na rua Duque de Caxias, 973. O novo museu agora é uma casa adequada para abrigar um dos mais significativos acervos artísticos do Brasil. Antes mantida no Paço dos Açorianos, a Pinacoteca Ruben Berta dividia espaço com a Pinacoteca Aldo Locatelli. Esta última registra a produção artística no Rio Grande do Sul, enquanto a coleção que Assis Chateaubriand concebeu é composta de significativas obras nacionais. Títulos de ilustres brasileiros, como Di Cavalcanti, compõem um mosaico cultural valiosíssimo, mas algumas obras internacionais também se fazem presentes.
Inicialmente a inauguração havia sido marcada para dia 25, mas foi adiada por ocasião de outros compromissos na agenda do prefeito José Fortunatti. A nova data é dia 2 de dezembro. A abertura da sede da Pinacoteca contará com um grande evento público, incluindo apresentações artísticas pelo Centro Histórico da cidade no fim da tarde.
Às 17h30, em frente ao Paço dos Açorianos, a Banda Municipal fará uma apresentação especial. Às 18h haverá a chamada “Procissão dos 25”, simbolizando a transferência da coleção de um local a outro; a caminhada partirá do Paço dos Açorianos, seguindo pela rua Uruguai, passando pela Rua da Praia e subindo pela rua General Câmara até encontrar a Praça da Matriz. Ao fim da procissão, o novo prédio passará a abrigar a Pinacoteca e encerrará o evento às 19h com um ato oficial de inauguração.


/cultura
Texto de: Luciano Martins
Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário