terça-feira, 5 de maio de 2015

Pinacoteca Ruben Berta abre o mês com duas exposições

 
 
Foto: Divulgação/PMPA
Princípio e Consequência, de Joyce Schleiniger, é uma das exposições
Princípio e Consequência, de Joyce Schleiniger, é uma das exposições
 
Foto: Divulgação/PMPA
Obra de Di Cavalcanti compõe mostra
Obra de Di Cavalcanti compõe mostra

Nesta quinta-feira, 7, serão abertas duas novas exposições na Pinacoteca Ruben Berta. A primeira delas, Princípio & Consequências, reúne a produção recente de Joyce Schleiniger. A escultora, nascida em Santa Maria, participou, ao longo de 50 anos, de inúmeras exposições coletivas e individuais. Também se dedicou ao ensino, de 1966 a 1985, na Faculdade Palestrina, em Porto Alegre, na Feevale, em Novo Hamburgo, e na Universidade Federal de Pelotas.

Graduada em Escultura pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), fez aperfeiçoamentos em escultura, pintura, cerâmica e educação. A partir da emigração para a Califórnia, em 1985, Joyce abriu seu próprio atelier, onde, além do trabalho artístico, proporciona cursos, consultoria, queimas e restaurações. Também produz painéis cerâmicos para fontes, murais e objetos cerâmicos, numa integração do utilitário com a pura forma escultórica. Inspirada pela observação da natureza, reinventa formas sob o signo da simetria e da repetição de elementos recorrentes.

Em consonância com o fascínio pelo corpo despertado pela obra tridimensional de Joyce, a Pinacoteca Ruben Berta traz a oportunidade para o visitante se entregar a um cruzamento de olhares com a produção de vários artistas do seu próprio acervo que escolheram o corpo para plasmar a criatividade no plano bidimensional. A exposição intitulada O Testemunho do Corpo reúne trabalhos de brasileiros e estrangeiros, datados entre 1871 e 1965, e que possibilitam perceber diálogos entre diferentes gerações na representação da figura humana.

Dessa maneira, a Pinacoteca persiste no objetivo institucional de vivificar o acervo através de um instigante encontro poético das esculturas de Joyce Schleiniger com quadros que trazem as assinaturas de Almeida Júnior, John Johnstone, Luís Nelson Ganem, Batista da Costa, José Perissinotto, Maité D’Elba, Di Cavalcanti    Judith Fortes, Vilma Pasqualini, Eliseu Visconti  e  Pedro Américo.   

Exposições na Pinacoteca Ruben Berta
Princípio & Consequências
O Testemunho do Corpo
Abertura: quinta-feira, 7, das 19h às 21h
Visitação: 8 de maio a 12 de junho, segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico
contatos: (51) 3289-8292 ou acervo@smc.prefpoa.com.br

Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário