terça-feira, 2 de dezembro de 2014


Pinacoteca Ruben Berta lança catálogo do acervo permanente

 
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Publicação bilíngue traz trabalhos de 20 artistas com obras expostas no local
Publicação bilíngue traz trabalhos de 20 artistas com obras expostas no local

Nesta quinta-feira, 4, às 19h, acontece na Pinacoteca Ruben Berta, na rua Duque de Caxias, 973, o lançamento do catálogo do seu acervo permanente. Considerado um dos mais importantes acervos de arte do Brasil, a coleção da Pinacoteca Ruben Berta é formada por obras de arte de mestres nacionais e internacionais da pintura e escultura consagrados no século XIX, tais como Almeida Júnior, Pedro Américo e Eliseu Visconti, os modernos Di Cavalcanti, Portinari, Flávio de Carvalho, e nos anos 1960 os ainda promissores Tomie Ohtake e Manabu Mabe.

O catálogo estampa criadores orientais como Afandi, um dos autores mais importantes do modernismo indonésio, e o chinês Chang Dai Chien, artista que vem sendo redescoberto no Brasil e colocado em seu país no mesmo patamar de Picasso. O acervo que foi selecionado por Pietro Maria Bardi, criador do Masp, curador e marchand italiano que acompanhou Assis Chateaubriand na formação de museus de arte em todo Brasil.

A Pinacoteca Ruben Berta também se destaca por possuir obras do pop britânico como as assinadas por Allen Jones e Alan Davie, entre outros. A arte naif está representada por Manezinho Araújo e João Alves. A arte do Rio Grande do Sul comparece com Glênio Bianchetti, Angelo Guido, Oscar Crusius entre outros artistas. A publicação, que é bilíngue (português e inglês) possui textos de orientação e analíticos descrevendo o cenário que originou o acervo e identificando a importância desta coleção no campo das artes no país.

O prefeito José Fortunati prefacia o Catálogo da Pinacoteca Ruben Berta, cuja primeira edição teve seu projeto gráfico elaborado por Marília Vianna, artista gráfica que projetou diversas publicações no segmento da arte para o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e Fundação Bienal do Mercosul. O catálogo é uma publicação bilíngue (português-inglês) finamente acabada, de capa dura, com 30x30cm, impressa com alta qualidade e cuidado em arte gráfica reproduzindo perfeitamente as obras desta seminal coleção.

A solenidade de lançamento terá a participação musical da Camerata Pampeana do Maestro Tasso Bangel.

Exposição - Paralelamente ao lançamento do Catálogo da Pinacoteca Ruben Berta será aberta a exposição “20 x Anos 60: um quadro a ser compreendido” com vinte obras pertencentes à coleção.  “A exposição apresenta vinte obras exemplares do período em que foi formada a Pinacoteca Ruben Berta. Esta coleção reflete os embates estéticos e estilísticos da década de 1960. As obras dos artistas brasileiros (natos ou radicados) são o que de mais importante apresenta: um recorte de grande qualidade e de notável relevância para o estudo dos caminhos trilhados pela arte no período. Também se pode afirmar que a coleção permite o conhecimento de uma produção ignorada do grande público e mesmo dos historiadores e críticos", diz o texto de apresentação da exposição, redigido pelo professor e crítico de Arte Paulo Gomes.

Veja os artistas participantes:
Anna Letycia Quadros; Babinski; Bernardo Cid; Bin Kondo; Chang Dai Chien; Fayga Ostrower; Frederico Nasser; Ildeu Moreira; Isabel Pons; Maria Bonomi; Maria Helena Andrés; Maria Helena Chartuni; Mário Gruber; Manabu Mabe; Roberto Campadelo; Rubens Martins Albuquerque; Tereza Nazar; Tomie Ohtake; Vera Ilce; Wakabayashi.

Local, data e hora:
Rua Duque de Caxias, 973 - Centro Histórico - abertura 4 de dezembro de 2014, às 19h, visitação até 27 de fevereiro de 2015, segundas a sextas, das 9h às 18h. Informações acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292


/artes_plasticas /cultura
Texto de: Luciano Medina Martins
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário