sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Doações de Luiz Carlos Lisboa









Doações de Luiz Carlos Lisboa para Porto Alegre


Como um ancoradouro onde desembarcam navegantes ansiosos por terra firme, Luiz Carlos Lisboa, ao longo de seu profícuo trabalho como jornalista cultural, sempre foi receptivo aos artistas do seu tempo que buscavam apoio e divulgação. Os seus escritos promoveram novas carreiras e contribuíram para consolidar nomes já consagrados no efervescente ambiente artístico porto-alegrense.
A atividade desenvolvida ao longo de décadas por Lisboa propiciou a formação de um valioso acervo de obras. Somadas a uma preciosa coleção de livros, estas obras foram generosamente doadas pelo jornalista ao Acervo Artístico da Prefeitura de Porto Alegre, gesto que estimula a sensibilidade das novas gerações para a arte contemporânea. Agora expostas na Pinacoteca Ruben Berta, permitem abrir mais uma frente de estudo sobre a década de 1970 e também contribuem para refletir sobre as experimentações que caracterizaram as expressões artísticas daquele momento histórico, sendo que muitas delas estão imbuídas de novas maneiras de pensar, ver e apresentar arte.
Todas estas obras foram zelosamente guardadas, décadas a fio, por este simpático gaúcho de São Gabriel. Assíduo frequentador de museus e galerias, desde os anos 60 ele escreveu para diversos periódicos de Porto Alegre, entre eles Diário de Notícias, Revista do Globo, Correio do Povo e Folha da Tarde. Manteve, durante a década de 1970, uma página diária de artes em Zero Hora, dedicada principalmente às artes plásticas, teatro e música. Fundou as galerias de arte do Yázigi e do Centro Comercial João Pessoa. Atuou na Galeria Guignard – localizada no Hotel Plaza São Rafael e na Oficina de Arte, pertencente a Jorge Berg. Polivalente, apresentou um programa diário sobre artes na TV Educativa (1981) e exerceu o cargo de Assessor de Relações Públicas na Prefeitura de Porto Alegre. E, como se não bastasse, idealizou o Festival de Cinema de Gramado.
Pois este homem, aberto a todas as expressões culturais brindou a cidade com um acervo artístico e bibliográfico fundamental para a compreensão de seu universo cultural e da própria contemporaneidade. Luiz Carlos Lisboa fez da sua vida o que apenas os mais inspirados poetas chegam a concretizar: um verdadeiro repositório espiritual do seu tempo e do seu lugar. E se de fato representou um ancoradouro para os artistas, Porto Alegre por decorrência cumpriu o desígnio de cidade aberta ao mundo. 



Exposição DOAÇÕES DE LUIZ CARLOS LISBOA
Pinacoteca Ruben Berta - Rua Duque de Caxias,973 - Centro Histórico
Abertura: 11 de novembro de 2014, às 19h
Visitação: 12 nov a 12 dez 2014 / segunda a sexta, das 9h às 18h
informações: acervo@smc.prefpoa.com.br / (51) 3289-8292






Nenhum comentário:

Postar um comentário