quarta-feira, 20 de agosto de 2014


Pinacoteca Ruben Berta terá exposição de Armando Almeida
 
 
Foto: Divulgação/PMPA
Armando Almeida foi o primeiro coordenador de Artes Plásticas da SMC
Armando Almeida foi o primeiro coordenador de Artes Plásticas da SMC
 
Foto: Divulgação/PMPA
Exposição reúne 45 gravuras e 25 esculturas produzidas entre 1961 e 2004
Exposição reúne 45 gravuras e 25 esculturas produzidas entre 1961 e 2004

A Pinacoteca Ruben Berta abre nesta quinta-feira, 21, à 19h, a exposição Caminhos - Armando Almeida, uma Visão do Pampa. A mostra, que fica em cartaz até 31 de outubro, é formada de 45 gravuras e 25 esculturas em terracota produzidas entre 1961 e 2004, apresentando uma visão particular do artista sobre a região do Pampa Gaúcho, onde nasceu e viveu a infância e adolescência. A  visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
 
A curadoria da mostra se valeu do processo de Almeida de refletir sobre seu trabalho por meio de um costume muito próprio, que era o de escrever em cadernos de anotações ou pequenos pedaços de jornal. O material descreve a influência decisiva do Pampa na obra e na escolha da gravura como a técnica principal de expressão do criador.

Armando Almeida - “Desde cedo, busquei nessa temporalidade distante, silenciosa, lúdica, na solidão dos campos e coxilhas, nos animais e no homem do campo, uma plasticidade extrafísica, espiritual, que me acompanhou a vida toda”, comenta. Sobre a gravura, o artista anota: “A gravura exerce sobre mim um fascínio poderoso pela sua simplicidade, pelo destino coletivo que lhe damos, pela impossibilidade de truques, pois é quase que exclusivamente manual, resultando numa linguagem característica e inconfundível. A escolha do material merece também toda a atenção do gravador”.
 
Armando Almeida foi também o primeiro coordenador de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e diretor do Margs. Como professor, atuou no Instituto de Artes da Ufrgs e no Atelier Livre da prefeitura, formando diversas gerações de artistas.  
 
 
Agende-se:
Caminhos  - Armando Almeida, Uma Visão do Pampa
Pinacoteca Ruben Berta - Abertura: 21 de agosto, às 19h
Rua Duque de Caxias, 973 – Centro Histórico – Porto Alegre
Contatos: (51) 3224-6740  / mostras@smc.prefpoa.com.br
Visitação: 22 de agosto a 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


 

/artes_plasticas /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário