segunda-feira, 2 de junho de 2014

Paisagens de Porto Alegre





Angelo Guido
“Mercado de Porto Alegre” - 1935
óleo sobre cartão  -  49,0 x 60,5 cm
Acervo Pinacoteca Aldo Locatelli
Foto Cylene Dallegrave


Exposição PAISAGENS DE PORTO ALEGRE

A partir da próxima semana, no Paço dos Açorianos, conhecido como a “Prefeitura Velha”, será apresentada uma seleção de obras de arte da Pinacoteca Aldo Locatelli que apresentam representações da capital dos gaúchos. Datadas do século XIX até a contemporaneidade, as obras são assinadas, entre outros autores, por Libindo Ferrás, Angelo Guido, Benito Castañeda, Gastão Hofstetter, Edgar Koetz, Paulo Chimendes e Maristela Salvatori.

Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10
Centro Histórico - Porto Alegre
De 02 de junho a 1º de agosto de 2014
segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Informações: acervo@smc.prefpoa.com.br
(51) 3289-3735 / (51) 3289-3643


texto de apresentação

Num mundo em transformação acelerada poucas coisas podem dar a mesma sensação de estabilidade do que estar diante de uma exposição de paisagens.
A principio, as paisagens se mantem em uma dimensão essencial, é o que está diante de nossos olhos. No entanto, não são a crueza de realidade que parecem ser: sua solidez de expressão guarda a matéria intangível das narrativas, ou seja, são também uma forma pessoal de contar o que foi visto.
A imagem cristalizada diante de nós, se produzida em outro dia, noutra estação, em outro ano ou por outro artista, outra seria. Mais do que as realidades retratadas, deixam escapar ou simplesmente sussurram sobre o universo simbólico de seus criadores.
Por andarem de mãos dadas com o tempo podem as paisagens angustiar e causar espanto. A cidade que está lá não é a mesma que nos cerca. Algumas das obras da exposição falam de uma Porto Alegre tão distante no tempo, que nos é difícil até mesmo imaginar. Outras obras, no entanto, mostram elementos que identificam paisagens de longa duração e ainda hoje presentes na configuração espacial da cidade.
Se por metáfora enxergarmos a cidade como um corpo, são as paisagens mostradas marcas que dão o sentido de tempo, pode-se dizer que Porto Alegre não seria o que é não fossem as imagens do que já foi.

Pedro Vargas



Paisagens de Porto Alegre
relação de artistas




Affonso Silva

Jair Dias

Alice Fortes

João Faria Viana

Angelo Guido

José de Francesco

Arlete Santarosa

Juan Ruiz de Luna

Benito Castañeda

Libindo Ferrás

Edgar Koetz

Luiz Brasil

Francis Pelichek

Maria di Gesu

Francisco Filsinger

Maristany de Trias

Gastão Hofstetter

Maristela Salvatori

Glaé Macalós

Otaviano Furtado

Giovanni Falcone

Paulo Chimendes

Haydéa Santiago

Paulo Olszewski

Hélios Seelinger

RIZOMA (coletivo)

J. Madaloni Bertoni 

 José de Francesco 

Rodolfo Marik

Torquaato Bassi










Nenhum comentário:

Postar um comentário