quinta-feira, 20 de março de 2014

Clássicos na Pinacoteca










Recital inaugura a série Clássicos na Pinacoteca


no dia 26 de março



No dia do aniversário de Porto Alegre, 26 de março, a cidade vai ganhar um novo espaço para a música de câmara. Será a estreia do projeto Clássicos na Pinacoteca, que terá edições mensais na Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973), com entrada franca. O recital faz parte das comemorações da semana de aniversário da cidade.  Recentemente inaugurada, a Pinacoteca está instalada em um casarão residencial do século XIX, restaurado pelo Projeto Monumenta. Além de funcionar como museu de arte, a casa passará a receber recitais de música de câmara, em diferentes formações instrumentais e vocais. O projeto é apresentado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. Nesta primeira edição, os cantores Angela Diel (mezzo-soprano), Carlos Rodriguez (barítono) e Rosimari Oliveira (soprano) terão a companhia do violinista Carlos Sell e do pianista Fernando Rauber para interpretar canções italianas, alemãs, argentinas e brasileiras. Trechos de óperas como Carmen (Bizet) e Così fan Tutte (Mozart) estão no programa.



CLÁSSICOS NA PINACOTECA


26 de março, quarta-feira, às 18h30 
Entrada franca 
Rua Duque de Caxias, 973 – Porto Alegre 
Informações:(51)3289-8119,3289-3735 
ou acervo@smc.prefpoa.com.br


Clássicos na Pinacoteca 

Programa 



 Händel                                  - Son nata a lagrimar (soprano e mezzo  + violino)

Gluck / Kreisler                      - Melodie  (violino e piano)

Guastavino                             - La rosa y el sauce (barítono)

                                             - Pampamapa (mezzo)

Villa-Lobos                             - Melodia sentimental (soprano)

Francisco Mignone                  - Alma Adorada (barítono)


Camargo Guarnieri                  - Canção Sertaneja (violino e piano)

Edino Krieger                         - El negro mar (mezzo)

Schumann                             - So war die Sonne scheinet (mezzo e barítono)
 
Franz Lehár                           - Lippen schweigen  (Viúva Alegre) (soprano e barítono)

Händel                                  - Per le porte del tormento (Sosarme) (soprano e mezzo +  violino)

Bizet                                     - Toreador  (Carmen) (barítono)

Puccini                                 - O mio babbino caro (Gianni Schichi) (soprano e violino)

Mozart                                  - Soave sia il viento (Così fan tutte)   (trio e violino)
  


Clássicos na Pinacoteca
Intérpretes  
Angela Diel atua como solista em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Centro Musical da PUC/RS, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra da ULBRA, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra UNISINOS e Orquestra Sinfônica da UCS. Paralelamente segue uma carreira de música de câmara, com destaque para o ‘lied’ e a canção brasileira. Lançou o cd `Cantares` em 1999 e o cd `Canto Brasileiro` em 2009, com apoio do Fumproarte, culminando com espetáculo cênico-musical no Teatro Renascença. Em 2009 foi agraciada como melhor intérprete erudita no “Prêmio Açorianos de Música”. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas.
Desde 2009 apresenta-se anualmente em Bruxelas, Luxemburgo e várias cidades da Alemanha. No Brasil suas turnês abrangem os estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, e várias cidades do Nordeste, priorizando a música de câmara de Schumann, Schubert, Brahms e Wagner. Em 2013 circulou pelo Brasil com o Recital Brahms e Wagner, além de atuar como solista com as Orquestras do Theatro São Pedro, Ulbra, e Fundarte. Foi selecionada pelo maestro Neschling, para interpretar o papel de ‘Erda’, na ópera ‘Rheingold’, de Wagner, que acontecerá no mês de novembro no Theatro Municipal de São Paulo.

Carlos Rodriguez esteve radicado na Europa de 1997 a 2003. Graduou-se no Conservatório Superior de Maastricht e “Stage Training for Opera Singers” no Jeker Opera Studio, Holanda. Em 2003, ganhou o 3º prêmio no Concurso Internacional de Canto Bidú Sayão, em Belém do Pará. Na Europa, cantou nas óperas A Flauta Mágica (Papageno) e Carmen (Dancaïre), entre outras. No Brasil, destacam-se Rigoletto (Marullo) e “Un Ballo in Maschera” (Silvano), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2005, foi um dos fundadores da Escola de Ópera da Orquestra Sinfônica de Sergipe, na qual foi professor. É presença constante em diversas produções e concertos locais. 


Carlos Sell é Mestre em Música pela UFRGS. Estudou violino com Hella Frank, Luiz Henrique Fiaminghi, Fredi Gerling e Marcello Guerchfeld. Músico efetivo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA desde 2006. Foi integrante das Orquestras SESI-Fundarte, Unisinos, do Theatro São Pedro e Filarmônica da PUC/RS, com as quais também atuou como solista. Participou de turnês da Orquestra Jovem do Mercosul e da Orquestra Jovem das Américas, tendo se apresentado em vários países do continente americano. Na área da música de câmara, tem se apresentado regularmente em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul como membro do conjunto Capela Strumentale e do Collegium Musicum Porto Alegre. 


Rosimari Oliveira é Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem se destacado em concertos na capital e interior do Rio Grande do Sul e fora do estado como solista. Seu repertório está composto por Óperas e Música de Câmara. Dentre as obras de Câmara interpretadas destacam-se: Stabat Mater de Pergolesi, A Paxão Segundo São Mateus – Bach, Fantasia Coral – Beethoven, Beatus Vir – Vivaldi, Bachianas Brasileiras Nº 5 – Villa-Lobos, Missa Brevis – Haydn, Glória – Vivaldi e a Ária de Concerto KV505 – Mozart entre outras. Em 2003 realizou seu debut na ópera com Carmen de Bizet no papel de Frasquita, concedido pela presidente do júri do concurso Aldo Baldin, a Mezzosoprano Italiana Fiorenza Cossotto em Florianópolis/SC. Em maio de 2006 cantou o personagem protagonista de Agathe na ópera Der Freischütz de Weber em Valladolid/Espanha. Em 2008, 2009, 2010 e 2011 participou de uma turnê pelo Rio Grande do Sul com a ópera La Serva Padrona junto a orquestra SESI/Fundarte totalizando 32 récitas. Em 2012 fez Ciesca na Opera Gianni Schicchi de Pucciniem Curitiba e Despina na opera Così Fan Tutte de Mozart em Porto Alegre. Entre 2009 e 2010 realizou em Curitiba um curso de Aperfeiçoamento em Canto Lirico com professores Italianos como a soprano Luisa Giannini, os maestros Massimiliano Carraro (Teatro Alla Scala - Milano), Vito Clemente (Teatro Comunale - Bologna), Filippo Zigante (Lecce/Italia), Alessandro Sangiorgi (Orquestra Sinfonica do Paraná - Curitiba) com o pianista e maestro preparador Alberto Boischio  (La Fenice – Veneza). E tendo se destacado recebeu uma bolsa de estudos para realizar mestrado em canto lírico na Itália de 2012 a 2014. No Brasil atua como professora de Canto nas Faculdades EST em São Leopoldo, na Fundarte em Montenegro e técnica vocal no Coro da ADUFRGS em POA. 
Fernando Rauber é natural de Porto Alegre. Atua desde 2009 como pianista na Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul e no Coro Sinfônico da OSPA. Leciona no Curso de Licenciatura em Música da UCS e desenvolve intensa atividade de música de câmera com diversos instrumentistas e cantores do estado. Atualmente cursa Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Ney Fialkow e Cristina Capparelli. Nesta mesma instituição, obteve os títulos de bacharel e mestre em música. Em 2006, interpretou o Terceiro Concerto para piano e orquestra de Bela Bartók com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre sob direção do maestro Cláudio Ribeiro, como premiação no concurso Jovens Solistas da OSPA. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário