quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lançamento Jogo da Memória



Jogo da memória mostra obras sobre a evolução da cidade

 

04/04/2012

Flávio Krawczyk (foto) falou sobre a Porto Alegre retratada nos quadros  
Foto: Francielle Caetano/PMPA










 Flávio Krawczyk (foto) falou sobre a Porto Alegre retratada nos quadros 

Vista para o Guaíba, obra de Falcone, mostra barcos a vapor e lavadeiras

 Foto: Francielle Caetano/PMPA










Vista para o Guaíba, obra de Falcone, mostra barcos a vapor e lavadeiras
 

As modificações de Porto Alegre desde o início do século XIX, registradas por pintores nacionais e estrangeiros, estão nas 31 obras reproduzidas em um jogo de memória. O brinquedo didático foi lançado nesta quarta-feira, 4, na Sala Aldo Locatelli do Paço Municipal, com a presença de alunos das escolas municipais de Educação Infantil Professora Judith Macedo de Araújo e Deputado Marcírio Goulart Loureiro. Guiados pelo diretor da equipe de Acervo Artístico, Flávio Krawczyk, os meninos conheceram os quadros da pinacoteca e brincaram de memória.

O jogo busca mostrar às crianças a evolução da cidade desde a época da escravatura, a partir do olhar dos artistas. “Você pode conhecer o quadro bem de perto e pode ver como eram antigamente os lugares de Porto Alegre”, conta a estudante Kassiana Leite, 12 anos, da escola Deputado Marcírio Goulart Loureiro.

As obras fazem parte da exposição Paisagens de Porto Alegre, que reúne pinturas, desenhos, aquarelas e gravuras das pinacotecas municipais Aldo Locatelli e Rubem Berta. São quadros de artistas renomados, como o espanhol Luiz Maristany de Trias e os italianos Angelo Guido e Giovanni Falcone, que fixaram residência na capital gaúcha.

Uma das principais telas, Vista para o Guaíba, data de 1892 e é assinada pelo italiano Falcone. A obra mostra barcos a vapor, banhistas e moças lavando roupas no Lago, no antigo ponto em que o Arroio Dilúvio desaguava no Guaíba.

O brinquedo faz parte de uma linha de suvenires da capital gaúcha que inclui também canecas, camisetas e cartões postais com desenhos do ilustrador Joaquim da Fonseca. “Estamos trabalhando o turismo cultural ao divulgar o patrimônio e a arte de Porto Alegre”, observa o coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura, Luiz Antônio Custódio.

O projeto foi desenvolvido pela Coordenação de Memória, em parceria com a Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC). O suvenir estará à venda no Museu de Porto Alegre (rua João Alfredo, 582) e na Livraria Ilhota do Mercado Público (Largo Glênio Peres s/nº), ao custo de R$ 10.
Texto de: Andréa Brasil
Edição de: Caco Belmonte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário