terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Paisagens de Porto Alegre







A partir de 18 de janeiro, quarta-feira, estará aberta para a visitação pública no Paço dos Açorianos, uma exposição da Pinacoteca Aldo Locatelli com imagens de Porto Alegre, produzidas por diversos artistas brasileiros e estrangeiros. São pinturas, gravuras e desenhos datados desde fins do século XIX até inícios do XXI, assinados por Giovanni Falcone, Angelo Guido, Gastão Hofstetter, Edgar Koetz, Joaquim da Fonseca, entre tantos outros que marcaram decisivamente a história da arte em Porto Alegre.
Na representação do espaço urbano por pintores, gravadores e desenhistas, certos elementos da paisagem são selecionados tanto pela representatividade e referência para a memória dos habitantes, como pelo desafio técnico para o desenvolvimento das diferentes linguagens artísticas. Na Pinacoteca Aldo Locatelli há obras nas quais diferentes artistas nos levam a percorrer becos, ruas e vielas; desvendando as relações dos conjuntos arquitetônicos com os mananciais de água, com as topografias, a vegetação e o povo – relações espaciais que compõem e definem a paisagem urbana. Em muitos destes trabalhos sobressai a nostalgia das velhas fachadas, mas também desponta a metrópole que se impõe dramaticamente sobre a velha cidade.
Os artistas representados na exposição, em sua maioria viveram o século XX, testemunham a verticalização de Porto Alegre e a pandemia do automóvel, mas priorizam a cidade que ainda respira, que enxerga o céu e o Guaíba e que, se em algumas vezes é a cidade do passado, em outras é mero vestígio. O fato é que a distância no tempo confere magia à representação da paisagem urbana. E que num esforço por apreender reminiscências e persistências, os artistas recorrem às linguagens mais diversas e buscam tonalidades locais, elaborando leituras originais deste que talvez seja o maior texto da humanidade: a cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário